sexta-feira, 27 de junho de 2008

PASTORAL DOS NÔMADES INSTALA CENTRO DE REFERÊNCIA EM BRASÍLIA

A Pastoral dos Nômades, da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, instalou seu Centro de Referência em Brasília, no Centro Cultural Missionário (CCM). Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 23. O diretor executivo da Pastoral, padre Wallace Zanon, foi colocado à disposição pela diocese de Eunápolis (BA) para prestar serviços exclusivamente à Pastoral.
O Centro de Referência surgiu da parceria entre a CNBB e a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.
“Antes, nossa articulação acontecia somente por meio de viagens. Agora o Centro de Referência vai possibilitar a expansão do nosso trabalho, resgatando assim, a grande dívida da Igreja com os povos nômades”, disse padre Zanon. “Decidimos instalar a Pastoral aqui, por ser Brasília mais centralizada para articulações com os ciganos do Brasil, a CNBB e o governo federal”, completou padre Zanon.
O Centro é integrado por um advogado, dois estagiários do curso de direito e o secretário executivo.
Assembléia Nacional da Pastoral dos Nômades
Entre os dias 7 e 11 de julho, a Pastoral dos Nômades realizará, em Caxias do Sul (RS), a Assembléia Nacional da Pastoral dos Nômades. O evento contará com a presença do bispo referencial da Pastoral dos Nômades, dom José Edson Santana; agentes de pastoral e ciganos de todo o Brasil.
“O objetivo é rever a caminhada da Pastoral dos Nômades e ouvir os anseios dos ciganos para sabermos o que eles têm a dizer sobre o trabalho da Pastoral dos Nômades no Brasil, e quais pontos podemos melhorar”, explicou padre Zanon. O encontro será realizado por meio de partilhas, estudos e exposição. “Teremos um momento dedicado à reflexão da criação de uma possível prelazia para os povos ciganos”, completou padre Zanon

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: