sexta-feira, 30 de maio de 2008

HOMENAGEM A DOM PAULO EVARISTO ARNS

O Memorial da América Latina homenageia o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, 86, durante o Seminário 1968 – Ecos na América Latina. A homenagem ocorre na abertura do evento, que acontece nos dias 9 a 13 de junho, e faz memória à destacada atuação de dom Paulo na luta pelo fim da tortura no Brasil durante a ditadura militar e pelo restabelecimento da democracia no país. Entre as contribuições do cardeal destaca-se o livro “Brasil Nunca Mais”, que integrou o movimento “Tortura Nunca Mais”.
O Seminário relembrará fatos que marcaram o ano de 1968 no Brasil e em outros países como as revoltas estudantis nos Estados Unidos contra a guerra do Vietnã, as revoltas do Uruguai, o Ato Constitucional número 5 (AI 5), no Brasil, entre outros. Segundo os organizadores, o evento pretende abordar as agitações sociais nos países latino-americanos, tendo como pano de fundo, a miséria e a desigualdade social.
O seminário conta com a participação e apoio da Aliança Francesa de São Paulo; da Associação Paulista dos Antigos Alunos e Estagiários das Escolas Francesas (ASPEF); da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP); do Fórum de ex-Presos Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo e do Memorial da América Latina. A programação consta de apresentação de filmes em DVD, mesas redondas e debates sobre o Brasil, Argentina, México e França. Informações pelo telefone (11) 3823-4602.
CNBB

Nenhum comentário: