terça-feira, 27 de maio de 2008

ELEITA A NOVA ARTICULADORA NACIONAL DA PJB




O cargo de secretário nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) tem nome e ocupante novos. Segundo decisão da 15ª Assembléia da PJB, encerrada domingo, 25, em Samambaia, cidade satélite de Brasília (DF), a função agora passa a se chamar “articulação nacional” e será ocupada pela baiana Maria Aparecida de Jesus Silva, eleita neste domingo pelos participantes da assembléia. Ela substitui Silvano Silvero que foi secretário da Pastoral nos últimos três anos e meio.
“O trabalho em conjunto deve pautar os próximos anos com essa nova função que eu assumo a partir de hoje”, disse a nova articuladora nacional da PJB. Cidinha, como é conhecida entre os jovens das Pastorais da Juventude (PJs), vai se transferir para Brasília e atuará na articulação da PJB junto com um jovem de cada pastoral específica e o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Gomes. A Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) é composta pela Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
Presidindo a celebração de encerramento da assembléia, o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, afirmou que a PJB tem muito trabalho pela frente e que “é preciso cuidado e atenção para conseguir se fazer presente junto à juventude, principalmente para com a juventude que se encontra fora da PJ e que não conhece os trabalhos da Igreja com os jovens”. Ele pediu que os jovens engajados tenham amor à PJB. “Não precisamos esperar ser conhecidos, precisamos nos fazer conhecer”, exortou.
Segundo dom Eduardo, a Pastoral da Juventude precisa ampliar sua área de atuação. “A PJB deveria se fazer presente nos grupos de crismas, capacitando catequistas para não deixar os jovens se dispersarem quando concluem o sacramento. Os jovens engajados devem provocar a vocação sacerdotal para que haja mais padres conhecedores da PJ”, destacou o bispo. Ele chamou a atenção, também, para a necessidade de “estudar os documentos da Igreja que contemplam a juventude como sinal da unidade da Igreja com as pastorais da juventude”.
Homenagem e despedida
Depois da missa, os jovens homenagearam o ex-secretário da PJB, Silvano Silvero. Um pequeno filme com fotos do homenageado foi mostrado num telão. Na fala emocionada da secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele Nogueira, os jovens expressaram “os mais sinceros agradecimentos pela garra e coragem de Silvano”. “Silvano é um irmão e um filho que volta para o seio do pai”, disse o secretário nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Givanildo Bonfim.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: