sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

MORRE, AOS 92 ANOS, DOM CÂNDIDO PADIN

Faleceu por volta das 10:30h desta sexta-feira, 25, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, o bispo emérito de Bauru (SP), dom Cândido Rubens Padin. Segundo o Prior do Mosteiro, dom João Evangelista Kovas, dom Cândido rezava o breviário no momento em que morreu. “Ele estava bem e teve uma manhã normal, tomou seu café e, por volta das 10h, sentou-se para rezar o breviário e morreu”, conta o Prior.
O velório terá início amanhã, 26, a partir das 13h no Mosteiro de São Bento. Na segunda-feira, 28, às 11h, haverá a missa de exéquias e, em seguida, o corpo de dom Cândido será sepultado no cemitério do Mosteiro.
Em nota, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, lamentou a morte de dom Candido e falou de sua longa vida. “Louvamos e agradecemos a Deus por sua longa vida que ficará indelevelmente marcada entre nós por suas grandes obras em favor do Evangelho e da Igreja no Brasil”, disse o secretário.
Dom Cândido tinha 92 anos e pertencia à Ordem de São Bento (OSB). Nascido em São Carlos (SP), no ano de 1915, estudou filosofia na Faculdade de São Bento, em São Paulo, e teologia, também com os beneditinos, em Três Poços (RJ) e São Paulo. Dom Cândido fez sua profissão religiosa em 1942, ano em que se tornou doutor em filosofia, e recebeu a ordenação presbiteral em 1946.
Nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, em 1962, dom Cândido adotou como lema Veritatem in caritate (A verdade na caridade) e ficou na Cidade Maravilhosa até 1965 onde foi Assistente Nacional da Ação Católica Brasileira. “Ele foi um dos fundadores da Juventude Universitária Católica (JUC)”, recorda dom Kovas.
Nomeado bispo diocesano de Lorena (SP) em 1966, aí permaneceu até 1970 quando foi transferido para Bauru, diocese que governou até se tornar emérito em 1990.
Com atuação destacada na área da educação, dom Cândido respondeu pelo Secretariado da Educação da CNBB de 1962 a 1968. Além disso, foi Presidente do Departamento de Educação do Conselho Episcopal Latino-americano (1967-1972) e Consultor da Sagrada Congregação para a Educação Católica (1968-1973).
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, da qual foi Reitor, dom Cândido escreveu vários livros, entre os quais, sua tese de doutoramento, O problema do conhecimento em Demond Goblot (1942); O universo e o jornalista (1942); Objetivos da Orientação Educacional – CADES (1957); A doutrina da Segurança Nacional e a missão da Igreja (1973); Missão dos leigos cristãos – Missão da Igreja na perspectiva da libertação (1973).
CNBB

Nenhum comentário: