Duas pessoas que viveram em situação de rua em Fortaleza e foram acolhidas pela Comunidade Católica Shalom, na Casa São Francisco, participarão do almoço com o Papa Leão XIV, em Roma. José Marques, de 53 anos, e Alexandre Peres, de 49, integram o grupo de representantes da Comunidade Shalom na IX Jornada Mundial dos Pobres, que acontece de 9 a 16 de novembro, reunindo pessoas em vulnerabilidade social e voluntários de todo o mundo.
A Jornada Mundial dos Pobres, instituída pelo Papa Francisco em 2016, tem como objetivo despertar na Igreja um olhar de compaixão e solidariedade para com os mais necessitados. Neste ano, o tema é “Tu és a minha esperança” (Sl 71,5). O evento inclui celebrações, momentos de oração, partilha e o tradicional almoço com o Papa, que neste ano será conduzido por Leão XIV.
José e Alexandre tiveram suas vidas totalmente refeitas após o acolhimento na Casa São Francisco, projeto do Shalom Amigo dos Pobres. A casa oferece tratamento, acompanhamento espiritual e formação humana para homens em processo de recuperação da dependência química e reinserção social. José, que foi morador de rua, hoje trabalha na Casa de Itapipoca, também da Comunidade Shalom, onde atua com alegria e gratidão, recebendo por seu trabalho e servindo àqueles que passam pelo mesmo caminho que um dia ele percorreu.
Alexandre, após um ano de tratamento e reintegração social, conquistou sua autonomia. Ele conta que o mais importante em seu processo foram as novas amizades com pessoas da Comunidade Shalom e profissionais que o ajudaram a enxergar a vida de outra forma. Hoje, com seu emprego e independência financeira, conseguiu custear sua própria viagem para Roma, onde viverá a experiência de fé junto ao Papa e à Igreja.
De Salvador, um grupo incluindo outros cinco assistidos das Casas de Promoção Humana da Comunidade Shalom também participam da Jornada, representando centenas de pessoas beneficiadas pelos projetos sociais da Igreja Católica no Brasil. Este grupo viaja também para divulgar a devoção a Santa Dulce dos Pobres, com o apoio da Prefeitura de Salvador.
Em mensagem oficial para esta edição, o Papa Leão XIV lembrou que “a pior pobreza é não conhecer Deus” e convidou os fiéis a oferecer aos pobres não apenas ajuda material, mas também amizade, escuta e um caminho de fé. A Jornada Mundial dos Pobres é, assim, um sinal concreto da presença da Igreja entre os mais necessitados, inspirada pelo legado de São Francisco de Assis e pelo desejo de promover a dignidade e a esperança de cada pessoa.
Atualizado: às 20h49, do dia 15.11.2025
Fonte: Com Informações do padre-
jornalista Vanderlúcio Souza

Nenhum comentário:
Postar um comentário