Com a presença de convidados, sendo a maioria deles paroquianos, o padre Santino Sacramento Vitola, CJM, pároco de São João Eudes, proferiu palestra, anteontem, dia 03 deste mês de abril, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sobre a desobediência do profeta Jonas.
Antes de iniciar sua palestra, o padre Santino pediu desculpas aos presentes, "porque era para ter pedido a vocês para trazerem uma Bíblia" e revelou, imediatamente, que a sua formação teria subsídios retirados do livro do profeta Jonas.
O profeta Jonas recebeu uma ordem do Senhor nos seguintes termos:
- Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e profere contra ela os teus oráculos, porque sua iniquidade chegou até a minha presença.
Jonas pôs-se a caminho, mas para Társis, para fugir do Senhor. Ele não quis obedecer e desceu para Jope, onde pegou um navio e partiu para Társis. Não queria ir para Nínive, cidade pecadora. Muito pecadora, juntamente com Sodoma e Gomorra e Babilônia. Ele chegou à conclusão de que não obteria sucesso.
Desobedecendo ao Senhor, pegou um barco e foi para o fim do mundo. Jonas acomodou-se na parte mais funda do navio, mas Deus enviou um vento impetuoso e levantou no mar uma grande tempestade e a embarcação ameaçou a afundar. Tripulação e passageiros descobriram que o mar revolto fora por causa de Jonas, que estava dormindo no porão do barco, depois de pedirem aos seus deuses que revelassem o motivo daquela tempestade, Tiraram a sorte entre si e ele, Jonas, pediu para ser jogado no mar, porque estava decidido a fugir da vontade de Deus. E pegaram Jonas e o jogaram no mar. E ele foi engolido por um grande peixe onde ficou por 3 dias no seu ventre que depois o vomitou na praia, após Jonas fazer uma prece ao Senhor. Dali , pôs-se a caminho de Nínive para cumprir a ordem do Senhor, e, em apenas um dia converteu os moradores daquela cidade
FAMÍLIA
Padre Santino aproveitou a ocasião para dizer que "muitas vezes temos na família um Jonas". A solução é procurar outro lugar, porque ali ele não podia mais ser ajudado. E revela que no estômago do peixe Jonas fez uma oração, onde ele não podia mais descer, como aconteceu com o Filho Pródigo, que voltou para casa.
Jonas não queria cumprir a missão para Deus, que sempre nos coloca a sua vontade. Nínive era uma cidade muito pecadora e o profeta não acreditava na sua conversão, mas se não fizesse a vontade do Senhor, morreria, pois estava vivendo como falso profeta e ele queria ser um profeta bem sucedido.
No ventre do peixe, Jonas ouviu a mensagem do Senhor "Vai Nínive e faze conhecer a mensagem que te dei. Levantou-se e num só dia pregando converteu a todos e Deus mostrou a sua misericórdia."
BRASIL
Depois de relatar a história do profeta Jonas, o padre Santino revelou que, quando residia na Colômbia fora convidado pelo Superior Geral de sua Congregação - Congregação de Jesus e Maria - para servir o Brasil, mas recusou. Teve uma segunda oportunidade e aceitou E já está no Brasil há 6 anos. Primeiramente, passou pela Bahia (Salvador). Em seguida, Ceará (Fortaleza), "onde estou há 6 anos. Aqui passou por grande teste enfrentando a Covid 19 e, à frente de nossa paróquia, cumprindo a missão que o Senhor lhe confiou: ser pároco da Paróquia São João Eudes em Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário