domingo, 29 de setembro de 2024

REGIÃO EPISCOPAL REALIZA ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO




A Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Fortaleza realizou, na tarde de ontem, dia 28 deste mês de setembro, mais uma formação para os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (Mesc) Veteranos, que foram divididos em dois grupos , sendo um grupo na  Paróquia Nossa Senhora do Pérpétuo Socorro (Alto Alegre), com os demais participantes  das Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo (Mondubim), Senhora SantÁna e São Joaquim (Eusébio), São Francisco de Assis (Mangabeira), Nossa Senhora das Graças (Manoel Sátiro), São João Eudes (Luciano Cavalcante), Nossa Senhora do Sagrado Coração (Aerolândia), Nossa Senhora da Glória (Cidade dos Funcionários), São José (Edson Queiroz)e São Francisco de Assis (Dias Macedo).




O 2º Encontro, denominado de Encontro Formativo para Veteranos 2024, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o tema “O Ano de Oração e o Mesc”, com o diácono Tiago Alves sendo o responsável pela formação. 

Para dissecar o tema, o diácono Tiago, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, consultou a Bíblia algumas vezes, juntamente com os ministros. O tema da Oração foi bem explicado pelo diácono, pois precisamos entrar na escola da Oração para pedirmos a nossa conversão para nos santificar, e nesta escola o Professor è Jesus.  Citou também o Papa Francisco, e" segundo ele, a  oração, segundo o  é comparável "ao respiro da alma" expressão de uma necessidade profunda e natural de cada ser humano. A oração  é um verdadeiro diálogo com Deus, um "face a face com Ele". 

E o diácono falou também  que na Oração temos 4 passos fundamentais para nos colocarmos diante de Deus:1-  a Adoração, nosso ato de humildade e de reverência diante da grandeza de Deus; 2-  o Louvor e Ação de Graças, uma expressão de alegria e gratidão a Deus pelos seus inúmeros dons e bênçãos;3-  a Intercessão, que é a oração que melhor exprime a Comunhão dos Santos e nos permite rezar pelas necessidades dos outros, mostrando solidariedade, compreensão e compaixão; 4- e a Súplica, oração que reflete a nossa vulnerabilidade humana e a nossa necessidade de ajuda, onde apresentamos a Deus nossas necessidades pessoais, nossos desejos mais profundos e nossas preocupações mais urgentes.

Uma tarde de formação que  agradou muito aos participantes pelo tema e pela  necessidade de estarmos sempre em oração para nosso crescimento espiritual e comunitário.

Nenhum comentário: