domingo, 21 de abril de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 21 DE ABRIL DE 2024

4º DOMINGO DA

PÁSCOA


Cor: Branco


1ª Leitura - At 4,8-12

Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,8-12

Naqueles dias: 8Pedro, cheio do Espírito Santo, disse: 'Chefes do povo e

anciãos: 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um


60


enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo

o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré, - aquele que vós

crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos - que este homem está

curado, diante de vós. 11Jesus é a pedra, que vós, os construtores,

desprezastes, e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há

salvação,

pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual

possamos ser salvos'. Palavra do Senhor.

Reflexão - A felicidade não está à venda nos supermercados nem nas lojas

nas quais nós buscamos ilusões.

É pelo nome de Jesus Cristo que vivemos e crescemos. Somos os construtores

do mundo de hoje e Jesus é a pedra que nos sustenta. Ele é a base firme na

qual podemos nos apoiar para ter sucesso nos nossos empreendimentos. A

felicidade não está à venda nos supermercados nem nas lojas nas quais nós

buscamos ilusões. A felicidade consiste em se viver de acordo com a vontade

de Deus. E a vontade de Deus é que sejamos justos e santos. Para sermos

justos e santos, porém, precisamos viver em conformidade com os

mandamentos de Deus. Nós nunca iremos salvar a nossa vida com o nosso

próprio esforço nem esperando das pessoas que têm poder aqui na terra. O

homem quer ser senhor absoluto de todas as causas e tem a ilusão de que

pode tudo, por isso, não procura seguir os ensinamentos d’Aquele que o criou

e que sabe como as coisas funcionam. Na maioria das nossas ações nós

entendemos que “Deus é um obstáculo para nós” e queremos fazer tudo à

revelia do que Ele nos propõe. Não queremos realizar nada em Nome de Deus,

precisamos de reverências e de ser reconhecidos, porque nos achamos donos

do mundo e salvadores de nós mesmos. “Jesus é a pedra que os construtores

rejeitaram”. Em Nome de Jesus nós, como Pedro, poderemos fazer o bem e

seguir curando e libertando os homens de boa vontade. - Você tem procurado

salvar a sua vida por meio do muito que trabalha e faz no mundo? - O que

significa para você estar salvo? – O que é para você a salvação de Cristo? –

Você tem contribuído na construção de um mundo fraterno de acordo com

os ensinamentos de Cristo?


Salmo - Sl 117,1.8-9.21-23.26.28cd.29 (R. 22)

R.A pedra que os pedreiros rejeitaram,*

tornou-se agora a pedra angular.

Ou: R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!

'Eterna é a sua misericórdia!'

8É melhor buscar refúgio no Senhor,*

do que pôr no ser humano a esperança;

9é melhor buscar refúgio no Senhor,*

do que contar com os poderosos deste mundo!'R.

21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes*


61

e vos tornastes para mim o Salvador!

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*

tornou-se agora a pedra angular.

23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*

Que maravilhas ele fez a nossos olhos!R.

26Bendito seja, em nome do Senhor,*

aquele que em seus átrios vai entrando!

28Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço!*

Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!

29Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*

'Eterna é a sua misericórdia!'R.

Reflexão - Quando reconhecemos que a nossa felicidade está em Deus nós

podemos, também, como o salmista, dar graças a Ele porque é Bom. Quando

buscamos o refúgio e a proteção no Senhor nós nos desvencilhamos da

escravidão aos poderosos desse mundo e conseguimos verdadeiramente ser

livres. Jesus se torna para nós o centro dos nossos ideais e a fonte da nossa

felicidade. Aí, então, é que podemos nos apossar da Sua Misericórdia que é

Eterna e nunca nos abandonará. Somos também eternos (as) na Sua

misericórdia quando a Ele entregamos a nossa miséria.

2ª Leitura - 1Jo 3,1-2

Leitura da Primeira Carta de São João 3,1-2

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu:

de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!

Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o

que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes

a ele, porque o veremos tal como ele é. Palavra do Senhor.

Reflexão - Jesus Cristo é o único Filho de Deus, mas nos adotou!

O grande presente de amor que o Pai nos dá é o de, verdadeiramente, sermos

chamados de Seus filhos e Suas filhas, nos diz São João. Jesus Cristo é o único

Filho de Deus, mas nos adotou! E o saber, que, como filhos de Deus, nós

também temos a mentalidade e a essência de Deus, fará toda a diferença na

nossa vivência terrena! O mundo não nos reconhece, porque a sua

mentalidade é diferente e ele segue outra orientação! Muitas vezes,

raciocinamos que, pelo fato de estarmos em evidência no mundo, tendo

sucesso e fazendo inveja a outras pessoas, estamos vivendo tudo o que o Pai

quer nos dar como filhos! Quanto engano: o Pai quer que sejamos parecidos

com o Seu Filho Jesus. Ele é o Modelo do Filho de Deus e, na Sua vida terrena,

não teve sucesso, segundo à mentalidade mundana. Enquanto aqui estamos

vivendo, somos chamados a perseguir os passos de Jesus e procurar imitá-Lo.

A Palavra, no entanto, nos afirma que “nem sequer se manifestou o que

seremos” e “que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele,

porque o veremos tal como ele é”. Enquanto isso, firmados nesta esperança

nós podemos caminhar vivendo a Sua Palavra, irradiando a Sua Luz nas

diversas situações da nossa vida. Fé, esperança e caridade! São estas as


62


virtudes que nos fazem viver aqui na terra como Jesus viveu. - Quais são as

características de Jesus, você sabe? – Há alguma característica em você

que o identifica com o Filho de Deus? – Você sabe quais as características

dos filhos do mundo? – Quais as características que o identificam com o

mundo? – Reflita!

Evangelho - Jo 10,11-18

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,11-18

Naquele tempo, disse Jesus: 11Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida

por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas,

vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.

Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o

bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai.

Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são

deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá

um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a

minha vida, para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida,

eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de

recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai'.

Palavra da Salvação.


Reflexão – Um dia, todos viveremos a Unidade do Espírito Santo!

Durante a nossa vida, nas mais diversas situações, temos sempre alguém que

Deus nos confia, para pastorear, zelar, cuidar, acompanhar. Como pais e

mães, irmãos e irmãs, educadores, religiosos e governantes, todos recebemos

de Deus a missão de zelar pelo Seu rebanho. Jesus Cristo é o Modelo do Bom

Pastor! Ele mesmo nos diz isto e nos ensina que “o bom pastor dá a vida por

suas ovelhas”. Por isso, precisamos estar vigilantes e perceber se elas,

realmente, estão reconhecendo a nossa voz de pastor e se nós, também,

estamos dando a nossa vida por elas. Dar a vida é dispensar cuidado, zelo,

atenção, amor, é exortar, direcionar, mas, principalmente, dar testemunho

de coerência e de fé. Com efeito, todos nós somos apenas os representantes

e auxiliares do Pastor Maior. Quando nos propomos a pastorear o rebanho do

aprisco de Jesus nós precisamos manter um espírito de unidade com ovelhas

de outros rebanhos. O próprio Jesus nos diz que vai chegar a hora em que

haverá um só rebanho e um só pastor. A Igreja de Jesus Cristo é uma só e

mesmo que os Seus membros estejam temporariamente afastados, sabemos

que um dia, todos viveremos a Unidade do Espírito Santo. Diante das

Palavras de Jesus precisamos, então, fazer alguns questionamentos: 

- Como posso dar a vida pelas minhas ovelhas? 

- Quando o lobo chegar o que eu farei? 

– Para ser pastor Jesus me diz que preciso conhecer a voz das

minhas ovelhas, e eu que não conheço nem a minha própria voz? 

– A que conclusão eu chego?

 – Sou realmente um pastor?

 – Como estão as minhas ovelhas? 

-O que preciso fazer?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: