quinta-feira, 29 de junho de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

29 DE JUNHO DE 2023

 

5ª FEIRA DA XII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor verde

Leitura do Livro do Gênesis 16,1-12.15-16
Sarai, a mulher de Abrão, não lhe dera filhos. Mas, tendo uma escrava egípcia, chamada Agar, Sarai disse a Abrão: 'Eis que o Senhor me fez estéril. Une-te, pois, à minha escrava, para ver se, por ela, posso ter filhos'. Abrão atendeu ao pedido de Sarai. Depois de Abrão ter morado dez anos em Canaã, Sarai, sua esposa, tomou sua escrava egípcia, Agar, e deu-a como mulher ao seu marido Abrão. Abrão uniu-se a Agar e ela concebeu. Percebendo-se grávida, começou a olhar com desprezo a sua senhora. Sarai disse a Abrão: 'Tu és responsável pela injúria que estou sofrendo.
Fui eu mesma que coloquei minha escrava em teus braços: e ela, apenas ficou grávida, pôs-se a desprezar-me. O Senhor será juiz entre mim e ti'. Abrão respondeu a Sarai: 'Olha, a escrava é tua;
faze dela o que bem estenderes'. E Sarai maltratou-a tanto que ela fugiu. Um anjo do Senhor, encontrando-a junto à fonte do deserto, no caminho de Sur, disse-lhe: 'Agar, escrava de Sarai,
de onde vens e para onde vais?' Ela respondeu: 'Estou fugindo de Sarai, minha senhora'. E o anjo do Senhor lhe disse: 'Volta para a tua senhora e sê submissa a ela'. E acrescentou: 'Multiplicarei a tua descendência de tal forma, que não se poderá contar'.
Disse, ainda, o anjo do Senhor: 'Olha, estás grávida e darás à luz um filho e o chamarás Ismael, porque o Senhor te ouviu na tua aflição. Ele será indomável como um jumento selvagem,
sua mão se levantará contra todos, e a mão de todos contra ele.
E ele viverá separado de todos os seus irmãos'. Agar deu à luz o filho de Abrão; e ele pôs o nome de Ismael ao filho que Agar lhe deu. Abrão tinha oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - É de dentro do nosso coração que partem as maquinações.

Apesar de Deus haver prometido a Abrão uma posteridade numerosa, Sarai, a sua mulher não acreditou e tomou a iniciativa, de providenciar um filho para ele. Escolheu Agar, sua escrava e precipitadamente a entregou ao seu marido. As consequências vieram logo depois quando, Agar a escrava despreza a sua senhora Sarai, e esta, a maltrata. Agar foge para o deserto onde encontra o anjo do Senhor que lhe faz também a promessa de uma grande descendência. Por essa razão, o povo de Deus ainda hoje sofre os efeitos da precipitação de Sarai e há uma guerra perene entre judeus e mulçumanos, os descendentes de Ismael. Assim também acontece na nossa vida: abusamos da liberdade e tomamos iniciativas, independentemente da vontade de Deus, por isso, sofremos as sequelas. Não queremos esperar pelo projeto de Deus e não admitimos sofrer as suas demoras. Mesmo assim, como fez com Agar, o Senhor vem em nosso auxílio e nos ajuda a viver dentro da situação que nós mesmos construímos. Ele nos vê e nos ouve e está presente como herói e salvador, entretanto, ficam as implicações pelos nossos atos impensados.  Todos nós temos uma história que parte da raiz das nossas ações que são os nossos projetos, pensamentos, desejos e aspirações. É de dentro do nosso coração que partem as maquinações. – Você tem tomado iniciativas impensadas, que são contrárias à vontade de Deus? – Você tem percebido as consequências das suas precipitações? – Ou você tem tido paciência para esperar as demoras de Deus?

Sl 105, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. 1a)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, *
porque eterna é a sua misericórdia!
Quem contará os grandes feitos do Senhor? *
Quem cantará todo o louvor que ele merece? R.

Felizes os que guardam seus preceitos *
e praticam a justiça em todo o tempo!
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, *
pelo amor que demonstrais ao vosso povo! R.

Visitai-me com a vossa salvação, *
para que eu veja o bem-estar do vosso povo,
e exulte na alegria dos eleitos, *
e me glorie com os que são vossa herança. R.

 

Reflexão - Deus é bom e a sua misericórdia é eterna, por isso, nunca podemos duvidar da sua providência na nossa vida, mas cantar a todos o louvor que Ele merece. O Senhor nos visita a todo o momento e está atento às todas as nossas necessidades. Somos sua descendência e o nosso bem estar é desejo do Seu coração. Portanto, devemos dar graças ao Senhor e proclamar os Seus benefícios a cada dia.

 

Evangelho – Mt 7,21-29

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 7,21-29
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus.
Naquele dia, muitos vão me dizer: 'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?'
Então eu lhes direi publicamente: 'Jamais vos conheci.
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!' Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei. Palavra da Salvação.

Reflexão Através da oração, o Senhor vai nos plasmando e nos transformando!

O Evangelho de hoje nos motiva a refletir sobre o nosso papel de cristãos comprometidos com a Palavra de Deus. Sabemos que a vontade do Pai para nós se revela por meio da Sua Palavra, no entanto, somente, a vivência concreta dos conselhos de Jesus far-nos-á cidadãos do reino dos céus. Dessa maneira, precisamos estar conscientes de que para entrar no reino dos céus não nos basta orar com palavras bonitas ou suplicar e louvar, mas viver segundo a vontade do Pai, assim diz Jesus.    Nem sempre o que desejamos e o que estamos fazendo é da vontade do Pai.  Muitas vezes, a vontade de Deus se revela   quando contrariamos a nossa própria vontade, pois, descobrimos que a Sua Palavra nos manda agir diferentemente daquilo que desejamos. A vivência da Palavra de Deus, portanto, é o que nos faz construir a casa sobre a rocha para que nunca desabe. A casa edificada sobre a rocha é a vida do homem que caminha à luz da Palavra de Deus! Deus é a Rocha, é o Amor e todo aquele que se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme e confiante e as tempestades, os terremotos e os ventos não o abalarão. A Rocha é a Palavra de Jesus Cristo. A areia é a fantasia dos ensinamentos do mundo. Se não permanecermos firmes na vivência da Palavra de Jesus, se não concretizarmos com as nossas ações o que proferimos com os nossos lábios construiremos a nossa história sobre falsos fundamentos e na hora da tempestade a nossa vida ruirá e experenciaremos o fracasso. O alicerce é interior, está, pois, sedimentado dentro do nosso coração, por isso, ficaremos mais fortes interiormente quando quebrarmos as nossas estruturas próprias para seguir o projeto de Deus. Através da oração, o Senhor vai nos plasmando e nos transformando.  As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para saber se estamos firmes sobre a R0CHA. 

-  Em que alicerce você está construindo a sua vida?

- Quem lhe tem ensinado a viver? 

– A sua vida já tem sido provada pelas chuvas e ventos fortes? 

- Você sente firmeza nos pés nas horas das dificuldades?

 - Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha ou você é um homem sem juízo?

- Em que a Palavra de Deus o tem instruído?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: