quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

SANTO DO DIA - BEATA EUSÉBIA PALOMINO YENES

 


Religiosa e Virgem

Origens
Beata Eusébia Palomino Yenes nasceu em 15 de dezembro de 1899 em Cantalpino, na Espanha. Ela era um dos quatro filhos de Agustin Palomino e Juana Yenes. Seu pai trabalhava como lavrador sazonal e, durante os meses de inverno, quando não havia trabalho, era forçado a viajar para as aldeias próximas para mendigar comida, tendo ao seu lado a pequena Eusébia.

O Primeiro Encontro
Aos 8 anos, Eusébia fez o seu primeiro “encontro” com Jesus Eucarístico e sentiu-se chamada a pertencer-lhe para sempre e totalmente. Pouco tempo depois, ela foi forçada a deixar a escola e trabalhar para ajudar a família.

As Filhas de Maria Auxiliadora
Todos os domingos à tarde, Eusébia ia ao Oratório da Escola “Sancti Spiritus” das Filhas de Maria Auxiliadora. Notando sua maturidade e responsabilidade, eles perguntaram se ela poderia oferecer seu tempo para ajudá-los, e assim o fez, transmitindo um espírito alegre e simples serviço aos que a cercavam.

Beata Eusébia Palomino Yenes: possuía o sonho de tornar-se uma “Filha de Maria”

O Desejo
As pessoas à sua volta, notaram algo diferente, algo que era mais profundo, como uma vocação. Secretamente, Eusébia tinha o desejo de tornar-se uma “Filha de Maria”, mas ela não pediu para entrar na Congregação porque temia ser recusada por falta de dinheiro, recursos e educação.

Aceita na Congregação
Esperava com esperança,  que  por meio de seus trabalhos, poderia se tornar uma Filha de Maria, dizia: “se eu cumprir bem os meus deveres aqui, por amor da Santíssima Virgem, um dia serei sua filha na Congregação”. Certa vez, ela confidenciou esse desejo a uma superiora visitante, que lhe disse para “não se preocupar com nada”. Em nome da Madre Geral, ela aceitou Eusébia.

As dificuldades na Profissão Religiosa
Em 5 de agosto de 1922, Beata Eusébia iniciou o noviciado e emitiu a profissão religiosa dois anos depois, quando foi transferida para a casa de Valverde del Camino, no sudoeste da Espanha, onde foi escarnecida abertamente pelos jovens da escola e do oratório. Permaneceu indiferente aos comentários indelicados. Ela começou no dia seguinte a “arregaçar as mangas” e a cumprir as tarefas que lhe foram atribuídas.

Do julgamento a admiração 

O Espírito Salesiano
Não demorou muito para que as crianças fossem “arrebatadas” pelas histórias que ela contava sobre a vida dos santos e dos missionários, bem como as anedotas de São João Bosco; Ir. Eusébia tinha uma excelente memória e o dom de contar histórias. Embora Ir. Eusébia não tivesse formação em doutrina teológica, seu coração estava cheio da sabedoria de Deus e ela arranjava tempo para todos.

Salvação da Espanha
No início da década de 1930, começaram as tensões e perseguições contra a Igreja Católica na Espanha, e Ir. Eusébia mais uma vez se colocou “à disposição” para ajudar. Desta vez, ela se ofereceu como vítima a Deus pela salvação da Espanha.

Páscoa
Sua oferta foi aceita e, em agosto de 1932, uma doença misteriosa a atingiu. Os médicos não conseguiram diagnosticar esta doença. Sua asma, que sempre foi “leve”, agora piorou e aumentou seu sofrimento. Irmã Eusébia faleceu no coração da noite entre 9 e 10 de fevereiro de 1935. O eco das vozes dos munícipes de Valverde podia ser ouvido após sua partida: “Morreu uma santa”.

Minha oração
“ Fiel imitadora de Dom Bosco e amante da juventude, rogai por todos os jovens da minha família e comunidade, conduzi-os ao encontro com Jesus de forma que sejam impactados por sua presença. Sede também uma mãe espiritual para nós. Amém.”

Beata Eusébia Palomino Yenes, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: