quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

REFLEXÕES OBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

9 DE FEVEREIRO DE 2023

QUINTA FEIRA DA 5ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Gn 2, 18-25

 

Leitura do Livro do Gênesis 2,18-25

 

18O Senhor Deus disse: 'Não é bom que o homem esteja só.
Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele'.
19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu,
e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse.
20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão.
Quando tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
22Depois, da costela tirada de Adão, O Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: 'Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada 'mulher' porque foi tirada do homem'. 24Por isso, o homem deixará
seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.
25Ora, ambos estavam nus, Adão e sua mulher, e não se envergonhavam. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - Não é bom que estejamos sós!

O homem, feito na terra, se completa com a mulher, feita no paraíso.   Deus deu ao homem, Adão, domínio sobre toda a criação e o autorizou a dar nome a todos os animais selvagens, a todas as aves do céu e aos animais domésticos, no entanto, ele não se identificou com nenhum outro ser criado.  Foi somente quando Deus tomou-lhe a carne da costela para formar a mulher que ele se maravilhou e encontrou motivo para alegrar-se. Por isso, a própria Palavra Sagrada afirma que a mulher é a auxiliar perfeita que Deus deu ao homem. Ela é a única que tem o direito de fazer o homem deixar pai e mãe para formar com ela, uma só carne. A palavra auxiliar já nos dá o entendimento para a missão da mulher: complementar o homem. Homem e mulher se complementam, e o que falta no homem, a mulher possui e vice-versa. Adão, retirado da terra, foi levado para o paraíso e Deus fez com que de um, se tornassem dois, com a capacidade de se complementarem e de dependerem um do outro, cada um dentro de sua missão e conforme a sua estrutura interior. Com esta leitura nós também podemos refletir sobre a finalidade para qual fomos criados. Nós não fomos criados (as) para nos fecharmos em nós mesmos (as) e nos isolarmos das outras pessoas, mas para termos relacionamentos profícuos. Quando nos afastamos do convívio das pessoas para viver uma vida voltada somente para os nossos interesses pessoais e pretendemos manter distância da família e dos amigos, nós também nos sentimos deprimidos e chegamos até a adoecer. Por isto, não é bom que estejamos sós! O Senhor nos deu olhos, boca, braços e pernas para que pudéssemos olhar para os nossos irmãos e irmãos, falar com eles, abraçá-los, ir ao encontro deles. Somente assim iremos completar a obra que Deus criou para o nosso prazer e felicidade.  – Você tem consciência da sua missão de homem e de mulher? – Você se sente feliz pelo que você é? – Você tem correspondido à função de complementar o outro? – Você sabe cultivar amizades?

 

Salmo - Sl 127,1-2. 3. 4-5 (R. Cf 1a)

 

R. Felizes todos os que respeitam o Senhor.

1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,*
cada dia de tua vida.R.

 

Reflexão - Quem teme o Senhor sabe distinguir os Seus caminhos e será feliz. O plano de Deus é perfeito para aqueles que confiam no Seu direcionamento e trilham a estrada que Ele aponta: homem e mulher que geram frutos através dos seus filhos. Deus providencia para eles casa, trabalho, alimento e Sua bênção poderosa em todos os dias das suas vidas.

 

Evangelho – Mc 7, 24-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7,24-30


Naquele tempo: 24Jesus saiu dali e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: 'Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos.' 28A mulher respondeu: 'É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa,
comem as migalhas que as crianças deixam cair.'
29Então Jesus disse: 'Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa.
O demônio já saiu de tua filha.'
30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Basta ter fé!

Apesar de reconhecermos nossa impotência, como filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo, pela Fé podemos desfrutar de tudo quanto Ele veio nos trazer para ter vida e santidade. Aquela mulher pagã, cheia de fé, é a prova de que Jesus veio salvar toda a humanidade independentemente de raça ou religião. Basta ter fé! Mesmo sem fazer parte do povo judeu, apenas ouvindo falar de Jesus ela se aventurou a procurá-Lo e quando O encontrou se ajoelhou aos Seus pés pedindo simples migalhas para a sua filha doente.  Não desanimou diante dos  argumentos de Jesus e até sentindo-se indigna de algum merecimento, ela, insistentemente pediu a Ele só um pouquinho da Sua atenção e foi atendida. A sua fé era tamanha que ela não se importava de ficar com o que sobrasse dos outros para a sua filha. Como aquela mulher Cananeia, quando fizermos os nossos pedidos também deveríamos nos portar diante de Jesus. Muitas vezes, queremos a atenção Dele só para nós alegando que estamos servindo a Deus, ou porque oramos muito. Queremos prioridade e exigimos muito, quando Deus poderia fazer maravilhas em nós somente pela nossa fé e confiança Nele. Aquela mulher não era de dentro da “Igreja”, mas sua súplica foi atendida por causa da sua humildade e fé no poder de Jesus.  

– O que você tem suplicado a Jesus para a sua vida?

 - Você costuma pedir audiência exclusiva para falar com Jesus ou confia que Ele está atento aos seus pedidos?

 – Será que Ele não pode dar muito mais do que você deseja? 

– Reveja agora os pedidos que você tem feito ao Senhor!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: