quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

12 DE JANEIRO DE 2022

QUARTA-FEIRA - 1ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura -  I Sam 3,1-10.19-20

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 3,1-10.19-20

Naqueles dias: 1O jovem Samuel servia ao Senhor na presença de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram frequentes. 2Aconteceu que, um dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. 3A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no templo do Senhor,
onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: 'Samuel, Samuel!' Ele respondeu: 'Estou aqui'. 5E correu para junto de Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Eli respondeu: 'Eu não te chamei. Volta a dormir!' E ele foi deitar-se. 6O senhor chamou de novo: 'Samuel, Samuel!' E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Ele respondeu: 'Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!' 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8O Senhor chamou pela terceira vez: 'Samuel, Samuel!' Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: 'Tu me chamaste, aqui estou'. Eli compreendeu que era o Senhor
que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: 'Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: 'Senhor, fala, que teu servo escuta!' E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: 'Samuel! Samuel!' E ele respondeu: 'Fala, que teu servo escuta'. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras. 20Todo Israel, desde Dã até Bersabéia, reconheceu que Samuel era um profeta do Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Deus é simples

Escutar a Voz de Deus é uma tarefa muito simples, todavia, para nós parece ser complicado. Por isso, precisamos estar atentos à voz do Senhor para que não nos enganemos com miragens, atribuindo aos homens, aquilo que vem de Deus. Muitas vezes confundimos a Sua voz com a voz dos homens. Esperamos muito das pessoas, achamos que só através delas chegaremos a Deus, no entanto, o Senhor está sempre a sussurrar o nosso nome e nos chama para segredar os Seus mistérios. Deus é simples, sutil, brando, mas nos equivocamos esperando Dele apenas coisas extraordinárias. O poder de Deus é o Amor, a Brandura, a Bondade, a Ternura, e nós não O imaginamos assim! Samuel ainda não tinha consciência de que era ao Senhor que ele servia e não a Eli. Ele não conhecia ainda a voz de Deus, apesar disso, teve a graça de encontrar Eli que, apesar de já está fraco sabia perceber o chamado do Senhor e o ensinou a ouvi-Lo. Ainda hoje é assim que acontece! Confundimos o chamado de Deus e damos satisfação às pessoas a quem pensamos servir. Na verdade, todos somos instrumentos a serviço do reino e as outras pessoas são apenas ferramentas de Deus para nós. O Senhor deseja comunicar-se com cada um dos seus filhos em particular. Entretanto, para que possamos conhecer a voz do Senhor nós precisamos entrar em sintonia com Ele, na oração, na meditação da Palavra, na escuta, em intimidade com Ele. Só assim conseguiremos identificar a Sua voz. O Senhor fala por meio dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos. Ele usa a nossa natureza humana. Portanto, não esperemos por coisas extraordinárias. Escutemos a Deus no silêncio, porque o silêncio grita! Aquele que escuta a voz de Deus,  torna-se um profeta, isto é, fala em Nome Dele. Precisamos ter esse momento para escutar a Deus porque senão iremos ouvir apenas a voz dos homens e nos perder, chegando até a idolatrá-los. - Agora você entende por que precisa ficar a sós com Deus? Ele precisa falar com você.  - Você também aprendeu com Eli a escutar a voz do Senhor? É simples: ‘fala, Senhor, que o teu servo te escuta! 

 

Salmo  Sl 39,2.5. 7-8a. 8b-9. 10 (R.8a. 9a)

 

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade Senhor!

2Esperando, esperei no Senhor,*
e inclinando-se, ouviu meu clamor.
5É feliz quem a Deus se confia;
quem não segue os que adoram os ídolos *
e se perdem por falsos caminhos.R.

7Sacrifício e oblação não quisestes,*
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,+
holocaustos por nossos pecados,*
8aE então eu vos disse: 'Eis que venho!'R.

8bSobre mim está escrito no livro:
9'Com prazer faço a vossa vontade,*
guardo em meu coração vossa lei!'R.

10Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;*
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R.


Reflexão
- O Senhor abre os nossos ouvidos quando nós nos dispomos a esperar com paciência que Ele escute a nossa oração. O salmista nos ensina a receita: “eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade, Senhor”. Estar à disposição de Deus é o nosso papel. Aguardar a sua manifestação para depois anunciar ao mundo todas as maravilhas que Ele nos revelar, é também, a nossa missão.

 

Evangelho -   Mac 1,29-39

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,29-39 -

Naquele tempo: 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'. 38Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “a nossa missão se manifesta no dia a dia da nossa vida
Jesus não deixava nada para o dia de amanhã e aproveitava todas as oportunidades para evidenciar a Sua ação libertadora. Não perdia tempo e mostrava isto em todos os momentos pregando, ensinando, curando, sempre se aproximando dos que estavam necessitados. Ele não se limitava somente a curar as pessoas fisicamente, mas chegava perto delas, tocava-lhes e as ajudava a levantar-se. Constatamos isso, com a sogra de Pedro. Tudo fazia com amor. Não menosprezava os velhos, nem as crianças. Todos tinham vez na sua trajetória. Ele curava as pessoas para que elas fossem úteis e tivessem uma vida eficaz. Somos curados (as) para servir a Deus, por isso, Jesus nos deu o exemplo do que precisamos fazer ao “sair da sinagoga”. O louvar, o orar, o adorar a Deus é fundamental, porém, não podemos ficar somente nisso: o Senhor nos envia a também tocar, curar, compreender, amar. Isto é também evangelizar! Desta maneira, com as suas atitudes Jesus nos dá ciência de que a Sua Missão de Salvador se manifesta no dia a dia da nossa vida. Ele tinha consciência de que precisava ir adiante, deste modo, não se prendia aos lugares e tinha, exclusivamente, o objetivo de cumprir a Missão que o Pai lhe confiara. Não tinha tempo para descansar e não se apegava a ninguém nem mesmo àqueles (as) que O exaltavam.  Ele cuidava de todos, escutava a todos, atendia a todos. Precisamos entender que a salvação começa agora no nosso dia a dia e não podemos perder tempo. 

– Qual é o seu comportamento quando sai da “sinagoga”? 

- Qual tem sido o resultado prático e concreto da sua oração e adoração ao Senhor? 

– Você costuma aproximar-se das pessoas para ajudá-las a levantarem-se?

-  Como você vê as pessoas que já estão idosas?

- O que você faz para que elas sejam úteis?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: