quinta-feira, 18 de novembro de 2021

"SINODALIDADE O CAMINHAR DO POVO DE DEUS" EM COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO

 

A Arquidiocese de Fortaleza realiza no próximo sábado, 20, a partir das 8h, a primeira etapa do Seminário Arquidiocesano de Sensibilização Sinodal com transmissão pelo Facebook e Youtube. O encontro faz parte da Fase Arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2021-2023, e tem por objetivo despertar as comunidades para uma Igreja sinodal, que estejam em comunhão com a Trindade, participante nas dores do mundo, testemunhando o amor de Deus na grande família humana.

O arcebispo de Fortaleza dom José Antonio Marques participará do evento proferindo o discurso de abertura, que contará com a participação dos membros de 147 Paróquias e Áreas Pastorais. Para facilitar o entendimento do tema, Padre Abimael do Nascimento, MSC, pároco da Paróquia São João Batista, Tauape, abordará sobre a “Sinodalidade – Fundamentos, eclesiologia e caminho do povo de Deus” e a Irmã Juliana Galeno, INJ, da coordenação arquidiocesana de Catequese “Sinodalidade – Espiritualidade da comunhão a chave da vida sinodal”.

Na segunda etapa do Seminário, dia 27 de novembro, de 8h às 12h30, transmitido pelos canais de comunicação arquidiocesanos terão trabalhos de grupos online e presencial com a assessoria de João Augusto Stascxak. A última conferência “o percurso da fase diocesana rumo a renovada sinodalidade” feita por Padre Watson Façanha apontará pistas para o andamento desse importante momento de escuta sinodal na Igreja particular de Fortaleza. O Espírito Santo encoraje os cristãos a viverem esse caminho e ensine o que deve ser feito, mostrando o caminho a seguir, todos juntos.

Programação:

8h – Abertura da transmissão – acolhida e animação (online) ·
8h30 – Oração
8h50 – Palavra do Arcebispo
9h10 – 1ª Conferência (online) Tema: Sinodalidade – Fundamentos, eclesiologia e caminho do povo de Deus (à luz do Capítulo 2º do subsídio da Comissão Teológica Internacional) Assessor: Pe. Abimael Francisco do Nascimento, MSC ·
10h – Intervalo e animação online ·
10h20 – 2ª Conferência (online) Tema: Sinodalidade – Espiritualidade da comunhão a chave da vida sinodal (à luz do Capítulo 4º do subsídio da Comissão Teológica Internacional) Assessor: Irmã Juliana Galeno, INJ ·
11h10 – Espaço para perguntas e considerações dos assessores ·
12h30 – Oração final

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: