sexta-feira, 19 de novembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

19 DE NOVEMBRO DE 2021

 

6ª. FEIRA DA XXXIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - 1Mc 4,36-37.52-59


Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus 4,36-37.52-59

36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: 'Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo'. 
37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 
52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora, 
53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais colocaram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 
59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, 
Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - "a restauração do lugar santo"
Depois da vitória alcançada sobre os inimigos, o povo de Israel celebrou novamente a consagração do altar do templo do Senhor. Durante oito dias, com muita alegria, eles ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor a Deus. Hoje, também, podemos considerar o nosso coração, como lugar onde já foi erigido o altar do Senhor, no entanto, precisa ser restaurado e viver uma nova consagração, a cada momento. Assim sendo, todos somos chamados a comemorar o triunfo do Senhor na nossa vida, quando Ele nos concede livramento nas diversas situações difíceis em que vivemos e conseguimos vencer os desafios. O desânimo, o medo, a tristeza, a depressão, são causados pelo estado do nosso ser pecador e fazem com que o templo do nosso coração seja arruinado. Mas toda hora é hora de restauração, pois, o Senhor estará sempre conosco na hora da luta contra o pecado e a Sua misericórdia nos abraça. No entanto, será preciso que nós, assim como o povo de Israel, façamos a nossa parte no combate ao Inimigo. Quando as consequências do pecado nos atingem, precisamos nos apossar da sabedoria de Deus e perceber o nosso real estado de pecador que nos leva ao sofrimento e a enfermidade. Nessas horas, com inteligência, devemos nos valer do Único que nos pode ajudar a vencer a luta, Jesus Cristo. Só Ele, pelo poder Espírito Santo, fará em nós a reconstrução e a restauração do lugar santo onde o Pai quer morar. O nosso coração é, morada de Deus e é lá, diante do Seu Altar, que podemos derramar a nossa alma e expor ao Pai as nossas misérias, as nossas necessidades, o nosso pecado. Somos consagrados novamente a todo instante, quando nos abandonamos à misericórdia de Deus e nos deixamos penetrar pelo Espírito Santo! - Você já deixou que o Espírito Santo fizesse a renovação do seu coração? – Você sente que o seu coração é o Altar do Senhor? - Você já consagrou o seu coração para ser templo e morada de Deus? - Você tem prostrado o seu coração diante do Altar do Senhor? – Você tem louvado a Deus com alegria pela Obra que Ele tem feito em si?

 

 

 

Salmo - 1Cr 29,10. 11abc. 11d-12a. 12bcd (R. 13b)

R. Queremos celebrar o vosso nome glorioso.


10Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, + 
Senhor Deus de Israel, o nosso pai. * 
desde sempre e por toda a eternidade!R.

11aA Vós pertencem a grandeza e o poder + 
11b toda a glória, esplendor e majestade, * 
11c pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!R.

11d A vós, Senhor, também pertence a realeza, + 
pois sobre a terra, como rei, vos elevais! * 
12ª Toda glória e riqueza vêm de vós!R.

12b Sois o Senhor e dominais o universo, + 
12c em vossa mão se encontra a força e o poder, * 
12d em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!R. 

 

Reflexão - Celebramos o nome glorioso do Senhor quando reconhecemos o Seu poder e a Sua grandeza como Criador do céu, da terra e de tudo que neles há. O Nome do Senhor é santificado por nós quando nos rendemos à Sua Majestade e O adoramos como Santo. O Senhor quer nos conceder também toda riqueza, poder e glória para nos fazer participantes da Sua vida, porém, tudo isso acontece dentro do nosso coração, para o nosso crescimento espiritual.

 

Evangelho - Lc 19,45-48

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,45-48

Naquele tempo: 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: 'Está escrito: 'Minha casa será casa de oração'. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões.' 
47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. 
Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – “Jesus pede passagem”

Hoje, também, Jesus se dispõe a entrar no nosso coração para nos auxiliar a banir de lá, os ladrões que tentam roubar a nossa vida das mãos de Deus. Hoje, também, Jesus entra no “templo de Jerusalém” que é a nossa alma e de lá expulsa os “mercadores” que desejam fazer do nosso interior um lugar de “comércio”. Precisamos, porém, admitir que, na maioria das vezes, nós mesmos permitimos que os “ladrões” invadam as áreas mais nobres do nosso ser e baguncem a nossa vida.  É por meio dos nossos próprios pensamentos, da nossa memória, imaginação, da nossa afetividade e da nossa vontade, que consentimos a entrada dos inimigos, permitindo que penetrem e se apossem da nossa essência. Dessa forma terminamos por demolir o altar do Senhor e nos afastamos do Seu convívio, perdemos o contato com Ele e ficamos a mercê dos salteadores e ladrões.  A nossa casa é casa de oração e não de comércio e a nossa alma geme por causa da fome de Deus. Essa fome se expressa pela impaciência, irritação, revolta, ressentimentos, inimigos que afligem a nossa alma. O motivo de tudo isso, é que transformamos a casa de Deus em morada de “bandidos” que nos levam para o mal. Jesus pede passagem para fazer uma varredura dentro de nós com o poder do Seu Espírito. Que o Paráclito, o Advogado, o Purificador da nossa alma reacenda em nós o zelo, o fervor, o ardor, com o fogo do Seu Amor para que os inimigos fujam com medo de Jesus. 

- Você aceita que Jesus expulse também os “ladrões” do seu coração?

 – Você tem ideia de quais são os salteadores que tentam tirar você da intimidade com Deus? 

- A sua casa é uma casa de oração? 

– Você cultiva o hábito de rezar todos os dias? - A sua oração pessoal tem feito você crescer?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


 

  

Nenhum comentário: