domingo, 17 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

17 DE OUTUBRO DE 2021

 

  XXIX DOMINGO DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura – Is 53, 10-11

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 53,10-11

 

10O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura, e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. 11Por esta vida de sofrimento,
alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “nunca chegaremos à vitória se não enfrentamos o combate”

 

Se não estivermos dispostos a enfrentar as dificuldades e os sofrimentos que naturalmente nos advêm quando decidimos a colaborar com o projeto de Deus para nós, nada de novo e eficaz acontecerá em nós e por meio de nós. Por isso, nesta leitura, Isaias expõe como ocorre o ministério do servo de Deus: “oferecendo sua vida em expiação.” Jesus é para nós o modelo do servo: passou pela Cruz e pela morte, mas conquistou-nos o direito de também alcançarmos a vitória carregando sobre os Seus ombros a nossa culpa e sofrendo pelo nosso pecado. Não nos iludamos: nunca chegaremos à vitória se não enfrentamos o combate. A luta já é sinal da conquista do nosso quinhão. A consequência do sofrimento é a experiência adquirida, é a vivência que nos dá o entendimento das situações e nos leva a valorizar as pessoas.  Para que tenhamos uma “descendência duradoura”, isto é, termos sucesso, em qualquer função ou estágio de vida, nós precisaremos nos doar e assumir a nossa parte. Somente assim cumpriremos com êxito a vontade de Deus e alcançaremos luz e conhecimento para os nossos empreendimentos. Com a Sua Morte e Ressurreição Jesus, O Justo, nos faz também homens justo.     – Você é dos (as) que desanimam quando as coisas se tornam mais difíceis? – Você preferiria receber tudo nas mãos? – Você acha que vale a pena lutar pela vida? – Você prefere vencer o mundo ou as pessoas?

 

Salmo - 32,4-5.18-19.20 e 22 (R.22)

 

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
pois, em vós, nós esperamos!

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

20No Senhor nós esperamos confiantes,*
porque ele é nosso auxílio e proteção!
22Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,*
da mesma forma que em vós nós esperamos!R.

 

Reflexão - É com a graça de Deus que nós lutamos e vencemos as nossas batalhas. A Palavra de Deus é reta e é ela quem nos dirige em busca do direito e da justiça. Os olhos do Senhor estão atentos sobre nós, que confiamos Nele, para ajudar-nos quando é tempo de penúria. Por isso, nunca poderemos desanimar!  A graça que nos sustenta vem do Espírito de Deus.

 

2ª. Leitura – Hb 4, 14-16

 

Leitura da Carta aos Hebreus 4,14-16

 

Irmãos: 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “O Trono da graça é Jesus”

 

Jesus Cristo abriu para nós a porta do céu! Ele é o Sumo Sacerdote que ofereceu a si mesmo, para ser ultrajado, flagelado, morrer numa Cruz para remissão dos nossos pecados. Antigamente o sacerdote oferecia o sacrifício de animais em expiação pelos pecados do povo, hoje, porém, não precisamos mais de animais ou de alguém que ofereça sacrifícios por nós. O Trono da graça é Jesus, cheio de misericórdia, que conhece a nossa fraqueza e miséria e, mesmo assim nos ama e quer nos ajudar. É Dele, portanto, que temos de nos aproximar para conseguirmos a misericórdia e a graça de um auxílio no momento oportuno. Jesus tem o poder do AMOR que vence tudo, por isso o autor da carta aos Hebreus nos incentiva a permanecer firmes na fé que professamos.  Se Jesus é por nós, quem será contra nós? – Faça hoje um exercício mental de entrega da sua vida e das suas dificuldades Àquele que pode tudo. - Experimente colocar-se nas mãos de Jesus que é o trono da graça e da misericórdia de Deus Pai.

 

Evangelho – Mc 10, 35-45

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,35-45

 

Naquele tempo: 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: 'Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir'. 36Ele perguntou: 'O que quereis que eu vos faça?' 37Eles responderam: 'Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!' 38Jesus então lhes disse: 'Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?' 39Eles responderam: 'Podemos'. E ele lhes disse:
'Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda.
É para aqueles a quem foi reservado'. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João.
42Jesus os chamou e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A glória de Deus implica também em sofrimento e dificuldades”

 

Diante da ignorância dos filhos de Zebedeu, Tiago e João que pleiteavam lugar de honra na glória dos céus Jesus os instruiu com a verdade: “quem quiser ser grande seja vosso servo e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos.” A nossa mentalidade humana nos leva também a ambicionar tudo de melhor num passe de mágica sem ônus e sem sacrifício, para alcançar o que almejamos. Jesus, então, na Sua sabedoria, abre os nossos olhos e nos mostra que a nossa caminhada para a glória do céu é uma via de mão só, mas depende também do irmão que caminha conosco. Caminhamos para encontrar a glória de Deus quando estamos a serviço dos nossos irmãos e não usurpamos o seu lugar. O irmão que vem ao nosso encontro para nos servir também está em busca da glória do céu.   A glória de Deus implica também em sofrimento e dificuldades.  Estar do lado de Jesus sugere também doação e serviço ao próximo. Da mesma forma precisamos nos deixar ser servido pelos nossos irmãos, porque, muitas vezes, pelo orgulho, não aceitamos a ajuda daquele que vem nos socorrer e não o acolhemos, pois achamos que só nós sabemos fazê-lo. A glória de Jesus se manifesta no coração de quem ama e sofre as consequências do amor.

 

– Você se tem colocado a serviço do próximo?

 – Você aceita a ajuda de outras pessoas de boa vontade?

 -  Você vive somente em função das suas "pré” ocupações ou se ocupa também com as necessidades de outras pessoas?

 

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: