terça-feira, 5 de outubro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE OUTUBRO E 2021

 

3ª. FEIRA - XXVII SEMANA DO

 

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Jn 3,1-10

 

Leitura da Profecia de Jonas 3,1-10

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez:
2'Levanta-te  e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive
e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar'. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: 'Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída.' 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior.
6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive,
como decreto do rei e dos príncipes: 'Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água.
8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer.' 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - um prazo para a nossa conversão”

Quando Deus escolhe alguém como seu instrumento para realizar uma obra de conversão, Ele vai às últimas consequências e não desiste do Seu intento.  Contudo, quando não O obedecemos e nos desviamos do caminho, experimentamos na própria carne os efeitos da nossa insubordinação, que vêm, justamente, para nos abrir os olhos e o coração. Depois de ter sofrido três dias no ventre da baleia Jonas foi libertado pelo Senhor que, mais uma vez, dirigiu a ele a Sua palavra ordenando-lhe que fosse a cidade de Nínive para anunciar a todos uma mensagem de conversão. Depois de relutar e resistir, finalmente, Jonas obedeceu às ordens de Deus e foi a Nínive para cumprir a sua missão.   Na nossa vida, muitas vezes, nós só obedecemos à voz de Deus, depois que sofremos as dificuldades, os infortúnios e enfrentamos as provações. Parece que o nosso coração se torna mais maleável, mais compreensivo e a nossa alma humilhada se rende diante de Deus. O Senhor nunca nos deixará ao léu, e a provação é como um remédio que nos dá uma nova perspectiva de vida. Na narrativa do livro nós percebemos quanto foi produtiva a exortação de Jonas aos habitantes da grande cidade de Nínive: "ainda quarenta dias, e Nínive será destruída!"    Os ninivitas não deixaram para depois e começaram logo a seguir as instruções do rei que acreditou no recado do Senhor por meio de Jonas. A Palavra de Deus por meio dos profetas é uma exortação para nós.  Nós perdemos um tempo precioso porque restringimo-nos a tão somente "ler" os ensinamentos de Deus e não os pomos em prática. O Senhor também nos dá um prazo. Quarenta dias significa um tempo determinado para a nossa conversão.   No Seu Evangelho Jesus sempre nos fala de que o tempo está próximo, fala no ladrão que virá à hora em que ninguém espera etc., portanto, não percamos tempo nem oportunidade. - Você também tem sido chamado (a) à conversão? - Você acredita nesse chamado e tem também "se vestido de saco"? - Você acha que Deus já suspendeu algum "mal que tinha ameaçado fazer-lhe", por causa da sua obediência a Sua palavra? - À qual "cidade" você tem sido enviado (a) para anunciar o tempo de conversão?

 

Salmo - Sl 129, 1-2. 3-4. 5-6. 7-8 (R. 3)

 

R. Se levardes em conta nossas faltas,
quem haverá de subsistir?


1Das profundezas eu clamo a vós, Senhor,*
2escutai a minha voz!
Vossos ouvidos estejam bem atentos*
ao clamor da minha prece!R. 

3Se levardes em conta nossas faltas,*
quem haverá de subsistir?
4Mas em vós se encontra o perdão,*
eu vos temo e em vós espero.R. 

5No Senhor ponho a minha esperança,*
espero em sua palavra.
6A minh'alma espera no Senhor*
mais que o vigia pela aurora.R. 

7Espere Israel pelo Senhor,*
pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
8Ele vem libertar a Israel*
de toda a sua culpa.R.

 

Reflexão - Quando nos atormentamos no arrependimento é como se passássemos por uma noite escura. Esperamos o perdão de Deus com ansiedade, mas sabemos que podemos confiar na Sua misericórdia. Mesmo que estejamos nas profundezas do pecado, o Senhor escuta a nossa voz quando queremos de lá sair. Por isso, o salmista nos diz que o Senhor vem nos libertar de toda a nossa culpa, e não devemos nos desesperar, mas esperá-Lo mais que o vigia pela aurora.

 

Evangelho - Lc 10,38-42

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.

Naquele tempo: 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: 'Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!' 41O Senhor, porém, lhe respondeu: 'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - Lucas 10, 38-42 - "uma lição de vida "

O comportamento das duas irmãs de Lázaro nos dá uma amostra de como são as atitudes na nossa vida cotidiana e a maneira como agimos quando temos tarefas a executar. Por isso, Jesus neste Evangelho abre os nossos olhos para distinguir a maneira mais correta de realizar as nossas ocupações diárias. Marta, preocupada com os afazeres da casa, preparava com muito amor a refeição para Jesus, no entanto, se inquietava por não ter a ajuda da sua irmã. Por outro lado, Maria, não menos acolhedora que sua irmã, sentou-se aos pés de Jesus para lhe fazer companhia, e O escutava falar, atenciosamente.  Diante da observação de Marta, Jesus, com muita sinceridade, deu a ela uma lição de vida: "Marta, Marta! tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada." Se estivermos bem atentos (as) nós iremos perceber também, que na nossa vida, nós nos agitamos e ficamos ansiosos (as) por coisas que são muito naturais, e, que, portanto, não precisariam de tanta apreensão. Jesus não censurou Marta pelo que ela estava fazendo, mas por causa da sua inquietação e angústia e preocupação. Habitualmente, nós também nos preocupamos e queremos fazer muitas coisas de uma vez só, por isso, Jesus nos adverte que "uma só coisa é necessária". A ação de nos sentar aos pés de Jesus para escutá-Lo faz com que possamos realizar as nossas ocupações com menos ansiedade e mais eficácia. Quando buscamos o reino de Deus pela oração, pela vivência da Palavra, as coisas acontecem naturalmente e tudo decorre por consequência da nossa busca. A oração nos leva à ação. Há que se ter uma fé coerente que nos leve a ser Maria, mas também, como Marta, para assumirmos os nossos encargos. De qualquer forma Jesus nos acolhe como somos e como estamos. 

-Você é Marta ou Maria no seu dia a dia? 

- Você tem sabido equilibrar essas duas situações? 

– Como você se sente quando tem muito o que fazer durante o seu dia?

 - Você tem feito esforço para sentar-se aos pés de Jesus e pedir a Ele orientação para os seus afazeres?

 - Faça essa experiência!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: