quarta-feira, 8 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

8 DE SETEMBRO DE 2021

 

4ª. FEIRA  - NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

 

 

Cor: Branco

1ª Leitura - Mq 5,1-4a

 

Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a

Assim diz o Senhor: 1Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel;
sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade.
2Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. 3Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra,
4e ele mesmo será a Paz. Palavra do Senhor.

 

 

Reflexão – “Maria, a mulher escolhida”

Assim como Belém, pequena cidade de Éfrata, foi escolhida entre os mil povoados de Judá, Maria foi também a virgem eleita para trazer ao mundo Aquele que daria vida nova à humanidade que fora afastada do amor de Deus Pai pelo pecado original.  Nesta leitura o profeta Miquéias exalta a pequenina Belém, cidade, simples, humilde como Maria, a mulher escolhida e preparada por Deus para ser Mãe do Salvador. Com o seu nascimento foi anunciado ao mundo a boa notícia de que a mãe do Salvador já está entre nós! Com frequência as coisas importantes para Deus passam despercebidas aos olhos dos homens. Nós, homens, gostamos de aplaudir coisas grandiosas e nos impressionamos com tudo que é muito complexo e majestoso, no entanto, para Deus a grandeza não está na proporção dos aplausos que o mundo oferece, mas na serenidade e na simplicidade de quem aceita o Seu chamado e cumpre a Sua vontade.  Assim, portanto, a Virgem Maria é para nós o modelo perfeito da serva fiel que em tudo fez a vontade do Pai. Na sua simplicidade e obediência ela contribuiu com o Plano salvífico de Deus por meio do Seu Filho Jesus. Por isso, hoje, nos alegramos com a festa do Seu nascimento e agradecemos a Deus por tê-la escolhido para ser Mãe do Salvador e nossa Mãe.    Em que você tem tomado Maria para ser exemplo na sua vida? - Na sua mentalidade como você percebe as pessoas simples, que não são extraordinárias aos olhos do mundo? – Você tem Maria como Mãe?

Salmo - 70(71),6; Sl 12(13),6 (R. Is 61,10)

 

R. Exulto de alegria no Senhor.


70,6Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, +
desde o seio maternal, o meu amparo: *
para vós o meu louvor eternamente!R.

12,6uma vez que confiei no vosso amor, +
meu coração, por vosso auxílio, rejubile, *
e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!R.

Reflexão - A liturgia de hoje nos traz partes dos salmos 70 e 12 que nos falam do apoio que recebemos do Senhor desde o dia em que nascemos. E porque confiamos neste auxílio o nosso coração se rejubila! Entronize estes versículos no seu coração e faça com eles uma oração ao Pai que fez nascer Maria, fez nascer Jesus e que fez você nascer.

 

Evangelho - Mt 1,1-16.18-23

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 1,1-16.18-23

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute.
Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão,
daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud;
15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó.
16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso,
eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse:
"José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Tudo nos fala de Deus!”

Este Evangelho nos leva a meditar sobre a nossa existência humana que, como Jesus, também tem uma origem e uma história. Na medida em que tomamos conhecimento da Bíblia nós comprovamos que em todas as gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos, assim como também há aqueles que não procederam bem. Jesus, como homem, não veio diferentemente de nós. Cada um de nós escreve a sua própria história e, se, como Maria e José estivermos ajustados ao Plano do Pai, contribuiremos para o soerguimento da humanidade. José é o maior exemplo do homem justo e foi por meio dele que se cumpriu a promessa que Deus fizera a Davi. Assim ele foi chamado para ser o pai adotivo de Jesus.  Como pessoa humana São José também teve dúvidas e questionou a maternidade de Maria, no entanto, ao receber a mensagem do anjo atendeu prontamente as ordens do Pai e, mesmo sem as evidências que costumamos exigir, confiou e obedeceu à risca tudo o que lhe foi proposto.  Assim sendo, contrariando os seus planos pessoais e mudando o rumo de sua vida, São José contribuiu com o Pai no Seu Projeto salvífico acatando as ordens do anjo, mensageiro de Deus. “Não tenhas medo”, disse-lhe o anjo e ele confiou plenamente em tudo o que lhe foi revelado.  As ordens de Deus também nos chegam através das pessoas que nos orientam, da Palavra que nos instrui, dos pensamentos, das moções e até dos sonhos.  Tudo nos fala de Deus, portanto, precisamos com muita atenção, sondar os pensamentos que o Espírito Santo nos revela a fim pôr em prática a vontade do Pai para a nossa vida, e assim, nos tornarmos justos, (as), como São José. 

- Será que têm acontecido na sua vida situações como esta? Para você é difícil ajustar-se a mudanças de plano? 

- Você acha que o sacrifício de José valeu à pena?

 -Tem valido a pena para você abdicar de algum projeto seu em favor de fazer a vontade de Deus? 

– O que você tem feito para perceber os sinais de Deus através das pessoas e dos acontecimentos?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: