quinta-feira, 16 de setembro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

16 DE SETEMBRO DE 2021

 

5a. FEIRA DA XXIV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - 1Tm 4,12-16

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo 4,12-16

Caríssimo: 12Ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. 13Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, 
acompanhada da imposição das mãos do presbitério. 15Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso. 16Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. 
Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo 
e também àqueles que te escutam. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – “jovem, instrumento de Deus para a salvação da família”

De acordo com a mentalidade do mundo, o jovem é tido como alguém que, por não ter ainda experiência de vida, não é levado muito a sério e, geralmente, é desprezado e subestimado pelos mais velhos. No entanto, o jovem que seguir as recomendações de São Paulo, com certeza semeará bênçãos para o seu futuro. A juventude é um tempo de aprendizado e de crescimento. É durante essa estação que é desenvolvido nele o conhecimento da vontade de Deus para a sua vida. Por isso, todo jovem que persevera nos caminhos do Senhor dá mostras ao mundo de que nada está perdido e  os valores evangélicos são a arma que temos para construir uma sociedade mais justa e mais feliz. Portanto, todos os jovens deveriam ter consciência de que não podem ser desprezados nem desdenhados, pois eles têm o carisma que lhes foi concedido por Deus para refletirem a luz da salvação de Jesus Cristo, jovem como eles. Todos nós temos de refutar a ideia de que ser jovem é ser irresponsável e inexperiente, pelo contrário, precisamos motivá-los para que não se descuidem do dom da graça que receberam de Deus. O jovem é instrumento de Deus para a salvação da família. Oremos por eles! – Você, como jovem, tem consciência de que mais do que os “velhos” é chamado a ser exemplo? – Como tem sido o seu comportamento no mundo? – Você é perseverante no conhecimento da vontade de Deus? – Você sabia que tem nas mãos o futuro do mundo? – E você, como mais velho (a) tem sabido incentivar os mais jovens ou você os despreza por serem assim?

 

Salmo - Sl 110 (111),7-8. 9. 10 (R. 2a)

 

R. Grandiosas são as obras do Senhor!


7Suas obras são verdade e são justiça, * 
seus preceitos, todos eles, são estáveis, 
8confirmados para sempre e pelos séculos, * 
realizados na verdade e retidão.R.

9Enviou libertação para o seu povo, + 
confirmou sua Aliança para sempre. * 
Seu nome é santo e é digno de respeito.R.

10Temer a Deus é o princípio do saber, + 
e é sábio todo aquele que o pratica. * 
Permaneça eternamente o seu louvor.R. 

Reflexão – “Grandiosas são as obras do Senhor!”

O temor de Deus é o princípio da sabedoria e quem cedo descobre que as Suas obras são grandiosas, com certeza, respeitam o Nome do Senhor e têm a sua vida firmada na verdade e na retidão. É sábio todo aquele que reconhece a grandeza e a majestade de Deus, pois assim, permanece eternamente no Seu louvor.

 


Evangelho - Lc 7,36-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,36-50

Naquele tempo: 36Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés,
enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: "Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora". 40Jesus disse então ao fariseu: "Simão, tenho uma coisa para te dizer". Simão respondeu: "Fala, mestre!" 41"Certo credor tinha dois devedores;
um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta.
42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois.
Qual deles o amará mais?" 43Simão respondeu: "Acho que é aquele ao qual perdoou mais". Jesus lhe disse: "Tu julgaste corretamente". 44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: "Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa,
tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos.
45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor.
Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". 48E Jesus disse à mulher: "Teus pecados estão perdoados". 49Então, os convidados começaram a pensar: "Quem é este que até perdoa pecados?" 50Mas Jesus disse à mulher: "Tua fé te salvou. Vai em paz!" Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “chaves que abrem a porta do perdão”

Jesus foi o maior revolucionário no campo das concepções e dos relacionamentos humanos e as Suas ideias confundiam os que se apegavam às leis e aos costumes. Na Sua passagem aqui na terra Ele demonstrou que o pensamento de Deus é completamente inverso a tudo o que é posto em prática segundo a mentalidade do mundo. Mesmo àqueles que eram mestres em relação à Lei de Deus, Jesus impunha com autoridade o verdadeiro sentido dos preceitos divinos. Por isso, não deixava passar as oportunidades de acolher pecadores e perdoar pecados, de consolar os miseráveis e dar dignidade àqueles que eram excluídos da sociedade.  Neste episódio da “pecadora perdoada” o Senhor nos ensina que o amor demonstrado nos nossos relacionamentos e a confiança que tivermos na misericórdia de Deus serão chaves que abrirão a porta do perdão de Deus para nós e o maior motivo para que   sejamos absolvidos (as) das nossas transgressões.  No episódio de hoje, os gestos daquela mulher tocaram profundamente o coração de Jesus que percebeu nela um verdadeiro arrependimento e uma fé incontestes. Apesar de ser conhecida na cidade como pecadora ela não se incomodou com o que os “fariseus” diriam dela e enfrentou a todos para estar aos pés de Jesus, banhá-los com suas lágrimas e ungi-los com um perfume valioso. Para ela nada mais importava do que receber o perdão de Jesus e demonstrar a Ele o seu grande amor. Jesus perdoou-lhe os pecados e disse por que o fez: “porque ela mostrou muito amor”.  Meditando sobre essa mensagem nós precisamos ter plena consciência de que o perdão que esperamos de Deus está condicionado ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos e à nossa real confiança na Sua misericórdia. O perfume valioso se compara à nossa oração nos momentos em que nos dedicamos a estar perto de Nosso Senhor, às nossas lágrimas de arrependimento. Nós também demonstramos muito amor quando vencemos as barreiras e empecilhos para encontrar tempo de beijar os pés de Jesus e com a nossa oração penitente escutar dele as palavras: “Teus pecados estão perdoados, a tua fé te salvou”.  Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia e servi-Lo através dos nossos irmãos e irmãs.

– O que você “tem feito” para ser perdoado (a) dos seus pecados? 

– Você tem demonstrado amor nas ações do seu dia a dia?

 – Como está a sua vida de oração?

 – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido (a)?

 – Você também tem enfrentado o mundo para servir a Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um novo Caminho

 

Nenhum comentário: