segunda-feira, 28 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE JUNHO DE 2021

 

2ª. FEIRA DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Gen 18, 16-33

 

Leitura do Livro do Gênesis 18,16-33

16Os homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma.
Abraão acompanhava-os para encaminhá-los. 17E o Senhor disse consigo: 'Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer? 18Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte e nele serão abençoadas todas as nações da terra. 19De fato, eu o escolhi,
Para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu'. 20Então, o Senhor disse: 'O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar
se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim'. 22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: 'Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?
24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti!
O juiz de toda a terra não faria justiça?' 26O Senhor respondeu:
'Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira'. 27Abraão prosseguiu dizendo:
'Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?' O Senhor respondeu: 'Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos'. 29Insistiu ainda Abraão e disse: 'E se houvesse quarenta?' Ele respondeu: 'Por causa dos quarenta, não o faria'. 30Abraão tornou a insistir: 'Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?'.
Ele respondeu: 'Também não o faria, se encontrasse trinta'. 31Tornou Abraão a insistir: 'Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?' Ele respondeu: 'Não a iria destruir por causa dos vinte'. 32Abraão disse: 'Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?' Ele respondeu: 'Por causa dos dez, não a destruiria'. 33Tendo acabado de falar, o Senhor retirou-se, e Abraão voltou para a sua tenda. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “precisamos clamar a Deus para salvar o nosso povo

Abraão confirmou para nós que Deus não esconde os Seus planos ao homem justo quando tomou conhecimento de que o Senhor enviara seus anjos para exterminar Sodoma em vista da injustiça dos seus moradores. Diante do Senhor ele intercedeu pelo povo com o argumento de que o justo iria padecer junto com o pecador.  O Senhor, porém, deixou bem claro que a presença e a oração do justo têm enorme poder e prometeu que se fossem encontrados dez justos, Sodoma não seria destruída.  Onde não há justiça não há santidade e, por isso, as consequências são a morte e o extermínio. Mesmo caminhando num mundo cheio de injustiça, nós podemos fazer a diferença e ser escolhidos por Deus para que sejamos seus instrumentos diante dos injustos, para que por nosso intermédio eles possam encontrar a salvação e voltem atrás nas suas transgressões. O Senhor conta conosco para que o mundo se eleve e não seja exterminado. Não podemos descansar nem desistir.  Uma só alma que se eleva, eleva também o mundo, e as nossas ações de justiça têm repercussão diante de Deus. Deus nos chama para que ensinemos ao mundo a guardar os Seus caminhos praticando a justiça e o direito. É justo quem se ajusta à vontade de Deus. Que através da nossa justiça muitas pessoas possam ser salvas. O Senhor espera a nossa ajuda para salvar a nossa casa e a nossa família. Abraão humilhou-se diante de deus e clamou por Sodoma. A nossa casa pode também hoje ser uma “Sodoma”, por isso, nós também precisamos clamar a Deus para salvar o nosso povo.  - Para você o que significa praticar a justiça? - Você se considera uma pessoa justa?- Você tem alguma influência sobre as pessoas da sua casa em relação aos ensinamentos de Deus?- Para que Deus o (a) tem chamado?

 

Salmo 102,1-2. 3-4. 8-9. 10-11 (R. 8a)

 

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *
e todo o meu ser, seu santo nome!
2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *
não te esqueças de nenhum de seus favores! R.

3Pois ele te perdoa toda culpa, * e cura toda a tua enfermidade;
4da sepultura ele salva a tua vida * e te cerca de carinho e compaixão. R. 

8O Senhor é indulgente, é favorável, * é paciente, é bondoso e compassivo. 
9Não fica sempre repetindo as suas queixas, * nem guarda eternamente o seu rancor. R. 

10Não nos trata como exigem nossas faltas, * nem nos pune em proporção às nossas culpas. 
11Quanto os céus por sobre a terra se elevam, * tanto é grande o seu amor aos que o temem. R.

 

Reflexão - O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas nem nos pune em proporção às nossas culpas. Muitas vezes nós somos mais exigentes conosco do que o próprio Senhor, porque Ele é bondoso e compassivo e não fica sempre como nós, repetindo as suas queixas.  Ele nos retira da sepultura, isto é, da escuridão, do sufoco, das tormentas da nossa vida e nos cerca de carinho e compaixão. Por isso nós cantamos “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”

 

Evangelho – Mt 8, 18-22

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,18-22

Naquele tempo; 18Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: 'Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás.' 20Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm suas tocas
e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.' 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: 'Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai.'
22Mas Jesus lhe respondeu: 'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “O seguimento de Cristo nos tira das nossas raízes e nos desestrutura”

Assim como chamou o povo que estava ao Seu redor para passar com Ele para a outra margem do lago, Jesus também hoje nos chama para segui-Lo por onde Ele for. A outra margem é o inverso do que estamos acostumados a viver; é o desalojamento, desestruturação, situação de ruptura com os hábitos e os costumes. O mestre da lei era famoso, importante, estruturado e mesmo assim ousou dizer que seguiria Jesus por onde quer que Ele fosse. Jesus, porém, lhe preveniu:  'As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”.  Jesus nos chama, mas não engana.  Quem quiser segui-Lo terá que passar pelas dificuldades próprias da mentalidade evangélica. Não adianta somente querermos seguir Jesus com palavras e bons propósitos sem medir as consequências do que estamos pretendendo.  O seguimento de Cristo nos tira das nossas raízes e nos desestrutura, por isso, nós somos obrigados (as) a renunciar à nossa existência pacata, medíocre e acomodada. O discípulo que pediu a Jesus para primeiro sepultar o pai era alguém como nós que sempre esperamos um tempo propício para nos desprender dos nossos apegos, dos nossos projetos. Enterrar os mortos significa resolver problemas e dar definições à sua vida apegando-se ao que é seu e de sua responsabilidade. Quem espera que tudo esteja resolvido na sua vida para depois seguir Jesus, irá viver sempre a omissão. Para nós também Jesus diz, hoje: “segue-me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. Por isso, não podemos nos acomodar esperando novas oportunidades. É tempo de amar e construir aqui na terra o reino dos céus, para que não sejamos também chamados de “mortos”.

- Você também se propõe a seguir Jesus aonde quer que Ele vá? 

- Qual a sua maior dificuldade para viver o Evangelho?

- Você é uma pessoa muito apegada às pessoas da sua família e aos seus bens?

- você acha que tem que renunciar a alguma coisa para seguir Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: