sábado, 26 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE JUNHO DE 2021

 

SÁBADO DA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA DO

 

TEMPO CMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - Gn 18,1-15

 

Leitura do Livro do Gênesis 18,1-15

Naqueles dias: 1O Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré, quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: 'Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem.
Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo'.
Eles responderam: 'Faze como disseste'. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse: 'Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os'. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado,
e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: 'Onde está Sara, tua mulher?' - 'Está na tenda', respondeu ele. 10E um deles disse: 'Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho'.
Ouvindo isto, Sara pôs-se a rir, da entrada da tenda,
que estava atrás dele. 11Abraão e Sara já eram velhos,
muito avançados em idade, e para ela já havia cessado o período regular das mulheres. 12Por isso, Sara se pôs a rir em seu íntimo, dizendo: 'Acabada como estou, terei ainda tal prazer,
sendo meu marido já velho?' 13E o Senhor disse a Abraão: 'Por que riu Sara, dizendo consigo mesma: 'Acaso ainda terei um filho, sendo tão velha?' 14Existe alguma coisa impossível para o Senhor?
No ano que vem, voltarei por este tempo, e Sara já terá um filho'.
15Sara protestou, dizendo: 'Eu não ri', pois estava com medo.
Mas ele insistiu: 'Sim, tu riste'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “para Deus nada é impossível”
Abraão estava sempre alerta para os sinais de Deus e vivia na expectativa de fazer a Sua vontade. Por isso, logo que os três homens apareceram, ele percebeu a presença de Deus e prostrou-se por terra como que para comprovar que estava disposto a acolher a vontade divina. Por meio dos mensageiros Deus reiterou o Seu compromisso de dar a ele uma grande descendência. Abraão, então, se pôs à disposição dos três anjos e ofereceu-lhes tudo de quanto precisavam, desde a água para lavar os seus pés, o alimento e o lugar para repousar como um sinal da sua entrega e da sua confiança nos planos de Deus. Para nós fica a mensagem de que Deus é fiel e cumpre as Suas promessas para conosco mesmo que, para nós, sejam elas impossíveis de acontecer. Sara, mais incrédula, riu diante da promessa do Senhor porque duvidava da sua condição. Nós também quando avaliamos o nosso grau de competência ou a nossa pouca disposição em alcançá-las, há coisas, realmente, que aos nossos olhos são inviáveis. Contudo, em relação a Deus, nada nos pode parecer impossível nem improvável, pois, tanto a nossa vida quanto a nossa sobrevivência e o nosso destino estão submetidos à Sua vontade e à realização do Seu plano. Como Abraão, também nós não devemos “dormir no ponto”, pois, confiando em Deus tudo nos será possível! Mesmo que os anos passem e entendamos que já se completou o tempo hábil para que se cumpram os oráculos de Deus, a nossa parte é somente esperar e confiar nas Suas promessas. Por isso, tenhamos a certeza de que, se as coisas pelas quais esperamos ainda não aconteceram, é porque ainda não é o tempo de Deus. Fiquemos, pois, atentos à chegada dos Seus emissários. – Você percebe a “visita” dos mensageiros de Deus? – Como você tem acolhido as promessas de Deus quando elas são impossíveis de acontecer? – Há alguma coisa que você continua esperando com fé?

 

Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.


46A minh'alma engrandece ao Senhor, *
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,R.

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, *
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!R.

50Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam.
51Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.R.

52Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.
53De bens saciou os famintos *
e despediu, sem nada, os ricos.R.

54Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor, 55como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.R.

 

Reflexão - Este foi o canto agradecido de Maria quando visitou Isabel. É um canto de gratidão antecipada de quem confia no que virá e reconhece o poder do Altíssimo. Assim também precisa estar a nossa alma e o nosso espírito, engrandecida e alegre pelos favores do Todo Poderoso. Apesar da nossa pequenez e incompetência nós de antemão podemos também proclamar que o Senhor faz em nós maravilhas, pois o Seu Nome é Santo. Como Maria nós também confiamos na providência do Senhor, pois o Seu amor é a fonte que nos alimenta e nos sacia. Assim como Ele operou em Sara e deu a Abraão uma descendência numerosa, Ele fará também em nós na medida do seu plano de amor para conosco.

 

Evangelho - Mt 8,5-17

 

A+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,5-17

Naquele tempo: 5Quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6'Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia.' 7Jesus respondeu: 'Vou curá-lo.' 8O oficial disse: 'Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz.' 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: 'Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo:
muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.' 13Então, Jesus disse ao oficial:
'Vai! e seja feito como tu creste.' E naquela mesma hora o empregado ficou curado. 14Entrando Jesus na casa de Pedro,
viu a sogra dele deitada e com febre. 15Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio.
Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 'Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “uma só Palavra de Jesus basta”

A autoridade de Deus se revela para nós por meio da Palavra que sai da Sua boca. Por isso, neste Evangelho nós apreendemos que a fé na Palavra de Jesus é a chave para que sejamos curados das nossas enfermidades. O oficial romano soube acolher isto, e   mesmo apreensivo por causa da paralisia do seu empregado, se dirigiu a Jesus com convicção de que Ele teria poder para curar o seu subalterno. Apesar de ser uma autoridade ele não se arvorou da sua condição e reconheceu que somente Jesus poderia resolver aquela situação. Para aqueles (as) que pedem com fé e reconhecem a sua própria limitação diante do poder de Deus, uma só Palavra de Jesus basta.  A fé é a mola mestra da nossa vida espiritual e é ela que sustenta a nossa esperança nas coisas que irão acontecer. Como o oficial romano, nós também devemos dizer: “Senhor, eu não sou digno... mas dize uma só palavra”.  A fé é, portanto, o termômetro que mede a capacidade para a realização das nossas reivindicações diante do Senhor. E mesmo que estejamos acamados (as) como a sogra de Pedro ou desenganados (as) no final da vida, não podemos perder a esperança, pois um simples toque de Jesus pelo poder da Sua Palavra bastará para que a nossa saúde seja restaurada e recebamos novamente a vida. Com a Sua Palavra Jesus expulsa os “demônios que nos rodeiam e nos torna criaturas novas. Ele tomou sobre si as nossas dores e carregou as nossas enfermidades, por isso, não precisamos mais ficar amarrados no pecado. Todo aquele (a) que está deitado (a), desalentado (a), levante-se porque Jesus Cristo venceu o mundo!

– Você tem acolhido a Palavra de Jesus? 

- Você já experimentou humilhar-se diante do Senhor, reconhecendo de coração o seu pecado?   

– Você reconhece a sua indignidade diante de Deus?

 – Você está precisando de cura? – Peça a Jesus com fé!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: