segunda-feira, 1 de março de 2021

REFLEXPÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

1 DE MARÇO DE 2021

2ª. FEIRA DA SEGUNDA

SEMANA DA QUARESMA

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Dn 9, 4b-10

 

Leitura da Profecia de Daniel 9, 4b-10


4b'Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país.
7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste
por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus,
indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “É tempo de parar para refletir!” 

Tempo de quaresma é tempo de reconciliação, tempo de arrependimento e de perdão. É o momento propício para que nós, assim como Daniel, reconheçamos as nossas transgressões e omissões e cheguemos à conclusão de que “Ao Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto”!    Há momentos na nossa vida em que também só teremos paz, se pararmos para pensar nos nossos desatinos, na nossa falta de vergonha, na nossa pretensão, rebeldia, soberba e, principalmente no nosso desamor. O tempo atual da nossa vida, no qual enfrentamos os males desta Pandemia, as dificuldades financeiras, a doença e até a morte, é oportunidade para que possamos fazer um balanço e refletir no que podemos estar contribuindo para que o mal se propague. Não sabemos o que poderá nos suceder, mas podemos mudar em nós muitas coisas que nos impedem de ter um coração purificado. Muitas vezes, as nossas más ações e as nossas transgressões são consequência do fato de não escutarmos a Palavra e não a apreendermos. Perdemo-nos nas nossas faltas e nos afastamos de Deus caindo no pecado da impiedade, somos deuses de nós mesmos. É tempo de parar! É tempo de refletir, é tempo de suplicar a misericórdia e o perdão de Deus, a fim de que nos tornemos, novamente, Seus filhos e Suas filhas amadas.  Precisamos reforçar a esperança de vida nova, com a nossa oração de arrependimento, pois, há um propósito de Deus quando reconhecemos a nossa miséria e a nossa impotência. Ele quer nos abraçar com a Sua misericórdia e nos banhar com a Sua graça. – Você se envergonha diante de Deus pelas suas más ações? - Você costuma fazer uma reflexão todos os dias sobre a sua maneira de agir com o próximo?  - Como você se sente depois que confessa o seu pecado e pede perdão a Deus? -  O que tem mudado em você nestes tempos de Pandemia? 

 

Salmo 78, 8. 9. 11. 13 (R. 102,10a)

 

R. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas

Não lembreis as nossas culpas do passado,
mas venha logo sobre nós vossa bondade, *
pois estamos humilhados em extremo.R.

9Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador!
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! *
Por vosso nome, perdoai nossos pecados!R.

11Até vós chegue o gemido dos cativos:
libertai com vosso braço poderoso *
os que foram condenados a morrer!R.

13Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo,
celebraremos vosso nome para sempre, *
de geração em geração vos louvaremos.R.

 

Reflexão - A humilhação diante de Deus é o reconhecimento do nosso ser pecador e quanto mais nos reconhecemos assim, maior será o sentimento de alegria pelo perdão recebido. O propósito de Deus é sempre nos libertar do pecado e da morte eterna. Por isso, façamos a oração desse salmo mais de uma vez e nos coloquemos em sintonia com o sentimento do salmista.

 

 

Evangelho – Lc 6, 36-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,36-38


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado.
Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “misericordiosos como o Pai”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a usar a misericórdia como medida para todas as nossas ações. As ações de não julgar, não condenar, perdoar e dar, são realidades que podemos vivenciar a cada dia da nossa vida e que nos põem em sintonia com a misericórdia do Pai. Tudo o que praticarmos será a medida para que também o Pai faça conosco. Se usarmos a nossa medida com a misericórdia, receberemos misericórdia, se usarmos a nossa medida com ódio, intolerância, incompreensão, também assim a receberemos de volta, em porção dobrada.  Se não julgarmos, não seremos julgados; se não condenarmos, não seremos condenados, se perdoarmos, seremos perdoados, se dermos, também receberemos. Com efeito, a mesma medida de misericórdia que usarmos nos nossos relacionamentos nós a receberemos, “calcada, sacudida, transbordante”, isto é, plena, cheia. Isso vale, tanto para o bem como para o mal. Deus ama a nossa miséria, mas espera que nós também acolhamos a miséria do nosso próximo da mesma forma como Ele acolhe a nossa. Por isso, não podemos nos confundir! Se apreendermos os conselhos do Mestre, seremos misericordiosos como o Pai é misericordioso.

– Você tem agido conforme os conselhos de Jesus? 

– Você se acha uma pessoa misericordiosa?

 – Você faz aos outros o mesmo que deseja que lhe façam?

 - Com que você tem transbordado a sua medida: com misericórdia ou intolerância? 

- O que você espera receber ainda aqui nesta vida: misericórdia ou intolerância? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: