sábado, 31 de outubro de 2020

ATENTADO EM NICE: O PAPA REZA PELAS VÍTIMAS E PARA QUE CESSE A VIOLÊNCIA



Francisco condena “de maneira enérgica tais atos violentos de terror” perpetrados na Basílica de Notre-Dame de Nice que ceifou a vida de três pessoas. Na mensagem, assinada pelo cardeal Parolin, o Papa se une às famílias da vítimas e convida o país à unidade. Pouco antes, a Sala de Imprensa da Santa Sé referiu que o Papa convidou o povo francês a reagir “ao mal com o bem”. Às 15h, os sinos tocaram em toda a França.

Vatican News

 

O Papa Francisco manifestou seu pesar pela tragédia de Nice, situada no sul da França, através de uma mensagem assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, enviada ao bispo de Nice, dom André Marceau. Três pessoas morreram no ataque perpetrado na manhã desta quinta-feira (29/10), na Basílica de Notre-Dame dessa cidade. Uma das vítimas foi decapitada

O Santo Padre condena “de maneira enérgica tais atos violentos de terror”, assegurando “sua proximidade à comunidade católica da França e a todo o povo francês que chama à unidade”.

Pouco antes, respondendo aos jornalistas, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, afirmou que este “é um momento de dor, num tempo de confusão. Terrorismo e violência nunca podem ser aceitos. O ataque de hoje semeou morte num lugar de amor e consolação, como a casa do Senhor”.

Bruni referiu que o Papa “reza pelas vítimas e seus entes queridos, para que cesse a violência, para que as pessoas voltem a se olhar como irmãos e não como inimigos, e para que o amado povo francês possa reagir unido ao mal com o bem.”

 

A crônica

 

O prefeito de Nice, Cristian Estrosi, declarou tratar-se de um ataque terrorista. O ministro do interior francês, Gerald Darmanin, afirmou que a Polícia está conduzindo uma operação de segurança. Fontes da imprensa falam que um homem foi preso. O ataque perpetrado com uma faca ocorreu esta manhã, por volta das 9h, na Basílica situada no centro de Nice, na avenida Jean-Medecin.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, deixou apressadamente a Assembleia Nacional, onde deveria apresentar as novas medidas introduzidas para combater a pandemia de coronavírus. Ele deverá participar da reunião de crise organizada no Ministério do Interior pelo ministro Gerald Darmarin em decorrência do ataque.

 

O pároco: fomos avisados ​​do risco

 

“Tínhamos sido avisados ​​há dois ou três dias que havia risco de outros ataques com o aproximar-se da Solenidade de Todos os Santos, porque alguns faziam a ligação entre a comemoração cristã dos mortos e o fato de aumentar o número de mortos.” Foi o que disse o pároco de Nice-Centre, Gli Florini, entrevistado pela BFM-TV após o atentado contra a Basílica de Notre-Dame. “Estávamos atentos, mas não pensávamos que fosse acontecer desta maneira”, acrescentou.

 

Nenhum comentário: