sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA ENCERRA COMEMORAÇÕES PELO ANO JUBILAR ARQUIDIOCESANO



Arquidiocese de Brasília encerra comemorações pelo Ano Jubilar Arquidiocesano
A arquidiocese de Brasília realiza neste domingo, dia 02 de fevereiro, o encerramento oficial das comemorações pelo Ano Jubilar Arquidiocesano, com a Santa Missa que será presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha, às 10h30, na Catedral Metropolitana. 
Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília
Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília
“Os 60 anos da arquidiocese tem sido ocasião especial para valorizar sempre mais a nossa Igreja, fazendo memória do caminho percorrido, com gratidão e ação de graças, reconhecendo os inúmeros sinais do amor de Deus na sua história e a dedicação generosa tantas pessoas. Ao mesmo tempo, o Ano Jubilar motivou-nos a renovar o empenho para anunciar a boa nova a todos, especialmente aos que mais sofrem, com novo ardor missionário, nos diversos espaços do Distrito Federal, confiando sempre no ‘amor de Cristo que nos impele’, conforme o lema jubilar”, disse dom Sergio.
Enfatizando o convite, o bispo auxiliar dom Marcony Vinícius Ferreira, convocou todos os fiéis a estarem na Igreja Mãe, no próximo domingo, para agradecer a Deus, por Ele se fazer presente, desde o início, na história da Capital Federal e na vida de cada um de nós. Filhos muito amados, quero convidá-los para a missa de encerramento do Ano Jubilar Arquidiocesano, neste domingo, 02 de fevereiro, na Igreja Mãe; onde vamos, numa ação de graças, reconhecer a presença de Deus no início da construção de Brasília, no percorrer da nossa história e confiando o nosso futuro. Venham vocês, movimentos, pastorais, serviços, povo de Deus. Vamos celebrar juntos o Jubileu da nossa arquidiocese”. 
Bula Papal da Criação da Arquidiocese de Brasília
Bula Papal da Criação da Arquidiocese de Brasília
Um pouco de história – Há 60 anos, no dia 16 de janeiro de 1960, o Papa João XXIII expedia a bula “Quandoquidem Nullum” criando a arquidiocese de Brasília. Segundo a bula papal, a nova arquidiocese seria independente da arquidiocese de Goiânia, mas diretamente ligada e totalmente dependendo da Santa Sé.
A sede física desta Igreja particular foi construída na Esplanada dos Ministérios, abrigando os departamentos responsáveis pela parte administrativa, pastoral e judicial desta Igreja Particular. Sua instalação ocorreu três meses após a emissão da bula papal de criação, com a cerimônia realizada em um barracão, ao lado do canteiro de obras da Catedral em construção. Nesta mesma celebração, teve posse o primeiro arcebispo de Brasília, dom Newton Almeida Baptista. 
A data da instalação aconteceu justamente no dia em que foi realizada a inauguração da Capital Federal, em 21 de abril de 1960. Hoje, sob o comando do cardeal dom Sergio da Rocha, a arquidiocese de Brasília totaliza 152 paróquias, 2 Áreas Pastorais e 1 Capelania. E no trabalho pastoral, dom Sergio conta com o auxílio dos bispos auxiliares: dom Marcony Vinícius Ferreira e dom José Aparecido Gonçalves, 250 sacerdotes seculares incardinados e residentes e cerca de 130 sacerdotes religiosos, além de mais de 100 diáconos permanentes. 
Ainda tem como responsabilidade a Casa do Clero e os seminários: Maior Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, Missionário Arquidiocesano “Redemptoris Mater” e Propedêutico. E também concede suporte a mais de 50 entidades pastorais, centros de formação, movimentos, associações e comunidades. Já os trabalhos sociais estão a cargo das Obras de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília (Oassab) e instituições e entidades que trabalham diretamente com a Igreja da Capital Federal.

Brasília também celebra dia de São João Bosco
Co-padroeiro de Brasília, São João Bosco, será homenageado com Santa Missa nesta sexta-feira, 31 de janeiro, em ocasião da festa litúrgica. A Celebração será presidida por dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar, na Catedral Metropolitana. As comemorações pelo Dia de Dom Bosco, como é carinhosamente conhecido, este ano tem um significado mais que especial, em razão das comemorações do Ano Jubilar Arquidiocesano. Mais que um intercessor, o santo italiano sonhou e profetizou a edificação da cidade de Brasília no local onde se encontra.
Com informações da arquidiocese de Brasília  
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: