sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



28 DE DEZEMBRO DE 2018

6ª. FEIRA – SANTOS INOCENTES,

MÁRTIRES, FESTA
Cor Vermelho

1ª. Leitura – I Jo 1, 5-2,2

Leitura da Primeira Carta de São João 1,5-2,2

Caríssimos: A mensagem, que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos, é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado.8Se dissermos que não temos pecado,
estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos,
escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar,
temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos,
mas também pelos pecados do mundo inteiro. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a Luz de Deus”                                                                                

O Seu grande amor, misericordioso e cheio de ternura foi o maior presente que o Pai nos concedeu por meio do Seu Filho Jesus. O próprio Jesus veio ao mundo para nos revelar esse grande amor a fim de que possamos usufruir de tudo o quanto Ele deseja nos presentear. Deus é luz, e quanto mais nos aproximarmos da Sua luz mais perceberemos as coisas que acontecem à nossa volta assim como também o que há dentro de nós! Com efeito, quanto mais nos acercarmos de Deus mais enxergaremos o Seu plano de Amor, Sua bondade, Sua Majestade, e conseguiremos distinguir e refletir sobre as nossas fraquezas, nossos pecados, assim como também as nossas virtudes e as graças que a cada dia recebemos, Dele.   A Luz de Deus nos tira das trevas da ignorância, por isso, São João, hoje, nos conclama a aproximarmo-nos da Luz do Senhor. Quando estamos sob a Luz do Espírito Santo nós conseguimos reconhecer e nosso pecado e pedir a Jesus que interceda por nós junto do Pai. Jesus Cristo é o justo que se entregou como vítima de expiação pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro. Somente Ele pode, diante de Deus, nos justificar e nos purificar. No entanto, a única maneira de nos purificarmos desse pecado é reconhecê-lo e confessá-lo. Este é um tempo propício para que todos nós confessemos o nosso pecado e nos preparemos espiritualmente para receber, juntamente com o  Menino Jesus, a vida nova que o Pai quer nos dar.

- Você reconhece que é pecador (a)? 
– A Luz de Deus tem se refletido em você?
 – Você se sente justificado diante de Deus por Jesus? 
Aproveite este tempo de renovação e peça a Jesus que o (a) justifique diante do Pai.

Salmo 123(124),2-3.4-5.7b-8 (R. 7a)

R. Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

2Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *
quando os homens investiram contra nós,
3com certeza nos teriam devorado *
no furor de sua ira contra nós.R.

4Então as águas nos teriam submergido, *
a correnteza nos teria arrastado,
5e então, por sobre nós teriam passado *
essas águas sempre mais impetuosas.R.

7bO laço arrebentou-se de repente, *
e assim nós conseguimos libertar-nos.
8O nosso auxílio está no nome do Senhor, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!R.

Reflexão - Se fizermos uma avaliação da nossa vida em tudo o que nós vivenciamos, com certeza, nós também cantaríamos como o salmista: “Se o Senhor não estivesse ao nosso lado”...na hora do desespero e da aflição, o que teria sido de nós! Muitas vezes também, na hora da tribulação nós temos a sensação de que estamos submergindo e que a correnteza   tenta nos arrastar, porém nós sabemos que o nosso auxílio está no nome do Senhor que fez o céu e fez a terra!”.

Evangelho – Mt 2, 13-18

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,13-18
13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe
e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo". 14José levantou-se de noite,
pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho".  16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso.
Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18"Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada,
porque eles não existem mais". Palavra da Salvação.

Reflexão – “nunca poderemos esmorecer”

A onisciência e a onipotência de Deus superam as armadilhas do mal, pois Ele envia os Seus mensageiros para advertir àqueles que fazem a Sua vontade. Até o Filho de Deus foi vítima da articulação de satanás quando, por meio de Herodes, tentou desarticular o Plano de Deus para a humanidade. No entanto, o plano se cumpriu apesar dos percalços e entraves que o Seu inimigo tentou colocar. Por isso, o anjo do Senhor apareceu a José e mandou que este pegasse o menino e sua mãe para fugir da fúria do rei. José obedeceu e partiu para o Egito onde permaneceu até a morte de Herodes. Mesmo assim as crianças de Belém sofreram as consequências da cólera do rei que mandou matar todas as que tivessem de dois anos para baixo. Assim também acontece nos nossos dias. O demônio continua tramando e montando armadilhas para que os filhos de Deus caiam e se submetam às suas investidas, tentando-os e flagelando-os com o pecado.  Somente aqueles (as) que estão em sintonia com Deus, que obedecem à Sua Palavra e creem verdadeiramente em Jesus conseguem se livrar das garras do inimigo. Por isso, hoje, vemos tantos jovens com a vida destroçada, tantas famílias em desarmonia, guerra, fome, miséria. O pecado devasta o mundo e se não tivermos firmados nos ensinamentos evangélicos iremos também sucumbir com ele. Hoje também os inocentes pagam o preço da insanidade dos “reis” que procuram vítimas para suas frustrações. No entanto, nunca poderemos esmorecer, pois o anjo do Senhor está perto e na hora precisa, também ele nos dirá: “Levanta-te e vai para o Egito”. O Egito é lugar de penúria, de solidão, mas é também lugar de purificação, onde nos encontramos conosco mesmos e com Deus, e depois, retornamos para encontrar os irmãos

– Você conhece a voz do Senhor que o (a) chama ao deserto? – Você percebe em si e no mundo as consequências do pecado? 
– Você percebe quando é tentado pelo inimigo de Deus?
 – Onde você tem buscado refúgio?  

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo CAminho


Nenhum comentário: