sexta-feira, 27 de abril de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27 DE ABRIL DE 2018 - 6ª. FEIRA DA 4ª. SEMANA DA PÁSCOA

- 1ª Leitura - At 13,26-33 - “Jesus abriu o caminho para que sejamos ressuscitados”

Por onde passavam, os apóstolos, insistentemente, anunciavam o Evangelho da Salvação, mostrando a todos, através do relato da própria história do povo, que Deus já lhe mandara o Salvador. Paulo, sabiamente, procurava mostrar aos judeus o sentido para tudo o que estava acontecendo, mostrando aos homens que a promessa de Deus no Antigo Testamento já se cumprira em Jesus. Por isso, também, quando conhecemos a origem do homem e a sua história de pecado nós começamos a entender o motivo pelo qual Deus nos prometeu um Salvador. Logo que o homem, (Adão e Eva), pecou, Deus na Sua misericórdia nos prometeu a Salvação. A promessa se cumpriu em Jesus que, vindo até nós, morreu por nossos pecados, foi ressuscitado e voltou aos céus. A ressurreição de Jesus é, portanto, o cumprimento da promessa do Pai para nós. Jesus abriu o caminho para que também pudéssemos ser ressuscitados. Apesar disso, até hoje tem sido difícil para os homens acreditarem nesta verdade. A humanidade continua descrente e insegura em relação às promessas de Deus, vivendo sem esperança e temerosa. Se todos soubessem acolher, com confiança, a promessa de salvação do Pai por meio de Jesus, a história seria outra. Não haveria suicídios, desarmonia, depressão e outros males e assim não precisaríamos de mais nada para vivenciar a santidade e a justiça, já aqui e, agora. – Você acha que precisávamos mesmo de um Salvador? – Você alguma vez imaginou como seria se Jesus não tivesse vindo ao mundo? – Como você estaria? – Em que a sua vida mudaria?


Salmo - Sl 2 - Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

Jesus recebeu do Pai toda a autoridade sobre todas as nações. Somos propriedade Dele, herança e pertença a Ele. Toda a terra está sob o Seu domínio. Dentro da mentalidade humana, poderíamos pensar que a nossa vida é uma vida de servidão. Muito pelo contrário, o jugo e a autoridade de Jesus vêm do Amor do Pai, por isso, Ele é poderoso no Amor. Não somos seus serviçais, mas sim, Seus servos. Servir a Jesus significa render-Lhe graças e prestar-Lhe homenagem com respeito, tudo fazendo por amor.


Evangelho - Jo 14,1-6 - “O Caminho para a casa do Pai é Jesus”


No caminho para Jerusalém, Jesus procurava mostrar aos Seus discípulos que muitas dificuldades eles teriam de enfrentar quando Ele fosse embora, e, ao mesmo tempo, os animava a não se perturbarem e a confiar no Pai e Nele. Assim, humildemente, lhes pedia compreensão para os fatos que iriam aocorrer, quando lhes falava: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.” Jesus procurava imprimir confiança e esperança no coração dos Seus discípulos assegurando-lhes preparar um lugar para cada um. Os discípulos, porém, tinham muitas dúvidas e não entendiam muito bem, o que Jesus queria lhes mostrar, apesar de tudo o que já lhes fora revelado. Assim acontece também conosco, apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece o mal-entendido, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, ficamos confusos (as) e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho para Deus? Para onde estamos indo? O que virá depois? Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Assim como falou aos discípulos Jesus hoje nos fala também: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”! Sabemos que Jesus já veio até nós e que opera milagres na nossa vida. Que Ele realiza as obras do Pai e nos revela a Sua Face nos momentos de oração, de adoração, quando meditamos com a Sua Palavra. No entanto, nos falta apossar da Fé. A fé em Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai. Somente dessa maneira é que chegaremos à morada que nos foi preparada. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual nós caminhamos até a morada de Deus. Jesus é a Verdade que nos tira da ignorância e da mentira do mundo. Jesus é a Vida nova que o Pai veio nos dar. - Por que buscamos outros caminhos? - Por que acreditamos nos contos que o mundo nos prega? - Por que não assumimos a vida nova de Cristo pra valer? – O que está nos faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra?



Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: