terça-feira, 31 de janeiro de 2017

ATENTADO QUÉBEC: PAPA FRANCISCO CONDENA VIOLÊNCIA GERADORA DE SOFRIMENTO



Cidade do Vaticano (RV) – Ao menos seis pessoas morreram e oito ficaram feridas domingo (30/01) num atentado contra uma mesquita em Quebec, no Canadá. Dois  homens encapuzados atiraram contra frequentadores do templo islâmico horas depois de o premiê canadense declarar que vai receber refugiados rejeitados pelos EUA.
 
O Papa Francisco recebeu a notícia e enviou um telegrama à Arquidiocese de Québec, manifestando seu pesar.
“Sua Santidade confia à misericórdia de Deus as pessoas que perderam a vida e se associa à oração e à dor de seus entes queridos. Expressa sua profunda solidariedade aos feridos e seus familiares, assim como a todas as pessoas que contribuíram nas operações de socorro, pedindo ao Senhor que lhes conforte e console neste momento de provação. O Santo Padre condena firmemente a violência que gera tanto sofrimento e implora de Deus o dom do respeito mútuo e da paz, invocando sobre as famílias e todas as pessoas tocadas por este drama, assim como para todos os cidadãos da cidade, as bênçãos do Senhor” – diz o texto.
O Cardeal em visita a Roma
Enquanto o telegrama foi enviado à Arquidiocese, o Papa teve a oportunidade de saudar pessoalmente o arcebispo metropolita de Québec, Gérald Cyprien LaCroix que participou da missa matutina presidida na Capela Santa Marta.
Francisco ressaltou a importância de neste momento, permanecer todos unidos na oração, cristãos e muçulmanos.
Em visita a Roma, o Cardeal partiu imediatamente para o Canadá.
Entretanto, também o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso recebeu com tristeza e indignação a notícia do atentado contra os muçulmanos em oração em um local de culto e emitiu uma nota a respeito.
“Com este gesto insensato foram violados a sacralidade da vida humana e o respeito devido a uma comunidade em oração e ao lugar de culto que a acolhia. O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso condena firmemente este ato de excepcional violência e deseja que chegue aos muçulmanos do Canadá a sua plena solidariedade, assegurando sua fervorosa oração pelas vítimas e suas famílias”. (CM)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: