30/03/2016 - 4ª. Feira OITAVA DA PÁSCOA
- Atos 3, 1-10 – “o ofício de pedir esmolas”
Pedro e João tinham consciência da sua missão e haviam aprendido com o Mestre a não desperdiçar nenhuma oportunidade que tivessem, para fazer a vontade de Deus. Assim sendo, enquanto caminhavam para orar no templo, eles percebiam os sinais ao seu redor e cuidavam para que o Nome de Jesus fosse reconhecido. Para isso, não ficavam exclusivamente na oração, mas se colocavam de prontidão para agir. Encontraram um homem coxo acomodado na sua ocupação de “pedir esmolas”. O seu ofício e o que ele fazia todos os dias era somente isto: mendigar algo para a sua sobrevivência. Por isso “os dois olharam bem para ele” e Pedro disse: “olha para nós”! “O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa”! Pedro e João perceberam no olhar daquele homem que ele precisava muito mais do que apenas uma moeda. Aquele homem esperava receber alguma coisa material para sua sobrevivência, mas o que Pedro e João tinham para lhes oferecer era muito mais, era o retorno à sua própria vida. Durante a travessia da nossa vida muitas pessoas também esperam receber de nós alguma coisa, e nós nos indagamos se temos algo para dar àqueles que nos abordam. Ficamos impassíveis porque achamos que não possuímos o que elas procuram, por isso não podemos
atende-las. Na verdade, a maioria dessas pessoas que nos procuram para pedir esmolas precisam, verdadeiramente, de cuidado, de carinho, de uma palavra amiga que lhes dê ânimo e coragem para levantar-se de onde estão. Nós também, como os apóstolos, não temos ouro nem prata e nenhum tostão no bolso para dar a quem nos pedir, porém, em Nome de Jesus Cristo, também podemos ajudá-las a levantarem-se lhes demonstrando o amor de Deus que mora no nosso coração. Às vezes, um simples “como vai você”, ou “Jesus te ama”, poderão fazer toda diferença nas suas vidas. – Qual a sua reação quando alguém necessitado lhe estende a mão suplicando por algo que você nem possui? - Você algum dia já se encontrou na situação de pedinte? – O que você acha que as pessoas mais necessitam? – Você já tem feito alguma coisa em nome de Jesus? – Você “olha” para as pessoas que pedem esmola? - Hoje Jesus diz para você: “Levanta-te, anda, dá atenção aos coxos que tu encontrares pelo caminho quando fores tu também ao templo, para me adorares”.
Salmo 104 – “Exulte o coração dos que buscam o Senhor!”
Gritar o nome do Senhor significa testemunhar com a vida os Seus grandes feitos. Com as nossas palavras e atos nós manifestamos ao mundo a glória de Deus. A alegria e o louvor transbordam naturalmente do nosso coração e nós nunca poderemos esconder do mundo a nossa esperança, porque Deus sempre se recorda da aliança que fez conosco.
Evangelho– Lucas 24, 13-35 – “Jesus Cristo se faz presente no nosso caminho de uma maneira muito sutil e simples. ”
Somos como os discípulos de Emaús! Caminhamos aqui absorvidos nas nossas dificuldades e não nos detemos para decifrar os enigmas da nossa vida. Também não conseguimos experimentar logo que o Senhor ressuscitado está muito perto de nós e perdemos um tempo precioso, murmurando, lamentando e questionando. Muitas vezes, não entendemos as coisas que nos ocorrem, nos apavoramos diante dos acontecimentos que nos tiram a tranquilidade mergulhando na tristeza e na desesperança. Parece até que chegamos ao final do nosso caminho e não temos mais para onde correr. Como cristãos, no entanto, precisamos ter em mente que Jesus Cristo se faz presente no nosso caminho de uma maneira muito sutil e também muito simples. “Como somos sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! ” Esta, também é a conclusão a que devemos chegar. A certeza, porém, de que o Senhor ressuscitou está muito perto de nós, muda a nossa compreensão diante dos fatos que nos tiram do sério. Precisamos estar atentos (as) para reconhecer Jesus quando, simplesmente meditando na Sua Palavra, podemos sentir a presença do Ressuscitado; quando O contemplamos e O adoramos no Santíssimo Sacramento do Altar e nos deixamos banhar pela Sua Luz nós também desvendamos os mistérios da nossa existência; quando participamos de uma Celebração Eucarística e comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue nós distinguimos que algo mudou dentro de nós e que também o nosso coração arde mesmo que nada aconteça de extraordinário. Assim sendo, nós também, como os discípulos de Emaús, somos motivados a dar a Boa Nova por onde passarmos: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a mim”! Tudo está escrito e marcado no nosso coração! Nunca mais seremos os (as) mesmos (as)! – Você já pode sair anunciando isto por onde passar? – Você ainda continua olhando apenas para coisas ruins da sua vida? Você já percebeu que Cristo parte o pão para si? – Você se considera uma pessoa inteligente para desvendar os enigmas de Deus?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Nenhum comentário:
Postar um comentário