Os bispos portugueses vão se reunir com o Papa na próxima segunda-feira, 7 de setembro, no âmbito da tradicional visita "Ad limina", que inclui ainda encontros com responsáveis de congregações e Conselhos Pontifícios, informou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
A visita "Ad limina" é realizada por todas as Conferências Episcopais ao Papa e ao Vaticano, de cinco em cinco anos. Os bispos apresentam ao Pontífice um relatório sobre o estado de suas dioceses e da Igreja no seu país. Segundo a CEP, o Papa vai receber os bispos em dois grupos. A primeira audiência está agendada entre às 9h30 e às 11h com os prelados das províncias eclesiásticas de Lisboa e Évora, e o bispo das Forças Armadas e de Segurança.
Segue-se a audiência com o segundo grupo de bispos portugueses, da Província Eclesiástica de Braga, culminando num encontro geral, às 12h30, no qual o Papa vai discursar perante os 38 bispos diocesanos, auxiliares, um coadjutor e eméritos. Na quarta-feira, os bispos estão de novo com Francisco, na audiência geral.
A visita termina no dia 12, com a missa de encerramento. Além dos vários encontros, os Bispos vão celebrar nas quatro basílicas papais de Roma, de São Pedro, São Paulo, São João de Latrão e Santa Maria Maior.
Os bispos preveem ainda uma missa na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, uma reunião com a Caritas Internacional e uma recepção e encontro na Embaixada de Portugal no Vaticano.
Segundo adianta o porta-voz da CEP, Padre Manuel Barbosa, espera-se que Francisco "dê orientações para a vida da Igreja em Portugal". A visita a Portugal em 2017, por ocasião do centenário dos acontecimentos de Fátima, "é um aspecto que, certamente, vai ser falado", acrescenta.
Em declarações à agência Ecclesia, Padre Manuel acrescentou que o episcopado português encara esta viagem como uma oportunidade para repensar as linhas de orientação que quer seguir nos próximos anos.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário