quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO REUNIRÁ 100 MISSAS

As celebrações em Canindé envolvem centenário do santuário e 125 anos do Painel de São Francisco


00:00 · 26.08.2015 por Alex Pimentel - Colaborador
Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé completa 100 anos de fundação ( Foto: Kiko Silva )
Fieis peregrinam até a estátua de São Francisco das Chagas, inaugurada dez anos atrás, reafirmando o símbolo da fé em torno do Santo ( FOTO: ALEX COSTA )
Canindé. Faltando praticamente um mês para o início da maior festividade franciscana do Ceará, e também considerada a maior da América Latina em homenagem a São Francisco, milhões de devotos começam a concentrar suas atenções em Canindé. Curiosamente, neste ano, as comemorações, com abertura prevista para o dia 24 de setembro, serão marcadas pela celebração de quase 100 missas para os devotos.
Conforme o coordenador da Pastoral Litúrgica de Canindé, Cirano Alisson de Paula, até o encerramento, no dia 4 de outubro, os fiéis poderão participar de 96 missas nas igrejas e na Basílica Maior.
O número de celebrações eucarísticas praticamente coincide com datas importantes a serem festejadas este ano.
De acordo com a programação da Paróquia - Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, responsável pela realização dos festejos, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil irá realizar uma série de homenagens para marcar essas datas: Os 100 anos do novo Santuário, o centenário da Arquidiocese de Fortaleza, os 100 anos da Igreja de Cristo Rei, onde ocorrem as promessas na Via Sacra e os 125 anos do Painel de São Francisco.
Painel
Sobre o Painel, o coordenador da Pastoral explicou ser o símbolo mais forte da comemoração franciscana em Canindé. Todos os dias, a partir das 17h30, uma multidão parte em procissão, acompanhando o Painel, da Basílica Menor até a Praça dos Romeiros, onde durante aproximadamente uma hora e meia participam da novena especial. Em seguida, o Painel retorna para a Basílica, recebe a bênção final de São Francisco e aguarda chegar o entardecer do próximo dia. A cada dia, cerca de 80 mil romeiros participam. Eles são sempre de locais diferentes, pagando suas penitências em louvor a São Francisco.
Penitências
Uma das penitências preferidas dos romeiros é carregar pedras na cabeça e colocá-las ao pé das Estações da Via Sacra, na Avenida do Monte. Mas a maioria prefere mesmo é acompanhar as procissões e participar dos rituais litúrgicos. As celebrações realizadas na Basílica Menor, às 9 horas e às 16 horas, são as preferidas. Mas como o número de fiéis é muito grande, pelo menos 10 mil a cada culto, a missa na Basílica é campal. Os atos litúrgicos são realizados nas outras igrejas espalhadas pela cidade a partir das 5 horas.
Estátua
Além das celebrações religiosas, os romeiros também visitam a estátua de São Francisco. Neste ano, o monumento de 30 metros comemora 10 anos. No revestimento da imagem foram utilizadas 2 milhões e 250 mil pastilhas nas mesmas cores das estatuetas compradas pelos romeiros na cidade. A estátua foi inaugurada no dia 04 de outubro de 2005.
Quanto à Basílica, de acordo com a Paróquia, a reforma completa do antigo templo, transformado no atual, foi feita por dois arquitetos, o italiano Antônio Mazzini e o brasileiro Thomaz Barbosa, entre 1910 e 1915. No dia 5 de maio de 1915 ela foi benta.
Dez anos depois, em 1925, a Santa Sé apostólica elevou o antigo Santuário de São Francisco das Chagas à dignidade de Basílica Menor. A solenidade aconteceu nas celebrações do 7º Centenário da morte de São Francisco das Chagas.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: