Cidade do Vaticano (RV) - Os fiéis que durante o Jubileu da Misericórdia quiserem passar a Porta Santa da Basílica de São Pedro terão uma via preferencial para fazê-lo: um percurso de pedestres reservado aos peregrinos. É o que informa a Secretaria organizativa do Jubileu extraordinário da Misericórdia.
Partindo do Castel Sant’Angelo, percorrendo em toda a sua extensão a Rua da Conciliação, atravessando a Praça Pio XII e a Praça São Pedro: esse será o percurso reservado aos pedestres peregrinos que, durante o Jubileu da Misericórdia, quiserem passar pela Porta Santa da Basílica Vaticana.
Um modo, explica a Secretaria organizativa do evento, para “permitir aos fiéis realizar uma peregrinação breve”. Como se prevê um grande fluxo de fiéis e a passagem pela Porta Santa contém um fluxo limitado, “aconselha-se veementemente” que os peregrinos anunciem a data e o horário em que desejam fazer o percurso.
Efetivamente, para evitar longas esperas e favorecer o acompanhamento espiritual, é importante que, sobretudo os grupos organizados, entrem em contato com a Secretaria organizativa através da seção “Registrazione pellegrini” do site web oficial do Jubileu (www.im.va), que estará ativo a partir do mês de outubro.
Desse modo, será possível selecionar a data e a hora aproximativa da peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro e também efetuar a inscrição para participar dos Grandes eventos jubilares.
Caberá posteriormente, à Secretaria organizativa, confirmar o pedido dos fiéis – sozinhos, em grupo ou em núcleos familiares – indicando o melhor horário para fazer o referido percurso preferencial.
“Esse sistema permitirá reduzir ao mínimo o tempo de espera e contribuirá para assegurar um clima de oração e de recolhimento durante a peregrinação rumo à Porta Santa” – afirmam os organizadores.
Ademais, para aqueles que chegarem a Roma sem antes inscrever-se mediante a referida página web, poderão dirigir-se ao “Centro de acolhimento peregrinos”, na Rua da Conciliação – artéria principal que conduz à Praça São Pedro –, nº 7, onde os voluntários “ajudarão os fiéis a fazerem sua peregrinação no momento mais favorável”.
Ressalta-se que a inscrição para facilitar o acesso é necessária somente para a Porta Santa da Basílica Vaticana, que será aberta em 8 de dezembro próximo.
Para passar a Porta Santa das outras Basílicas papais de Roma, ou seja, São João de Latrão, São Paulo Fora dos Muros (que serão abertas em 13 de dezembro) e Santa Maria Maior (abertura, 1º de janeiro de 2016) não será necessário inscrever-se.
Por fim, a Secretaria organizativa ressalta que “todas as quatro Basílicas papais, além de dotadas de uma unidade médica de pronto-socorro, terão a presença de voluntários a serviço de todos os peregrinos e prepostos à assistência às pessoas portadoras de deficiência. Por isso, “é oportuno que no momento da inscrição sejam indicadas também eventuais necessidades médicas específicas”.
Convocado pelo Papa Francisco em 11 de abril passado, com a publicação da Bula “Misericordiae Vultus” (Rosto da Misericórdia), o Jubileu extraordinário da Misericórdia tem por lema “Misericordiosos como o Pai”, extraído do Evangelho segundo São Lucas (6,36) e que, explica o Pontífice, requer a capacidade de “colocar-se à escuta da Palavra de Deus” de modo a “contemplar a sua misericórdia” assumindo-a como estilo de vida.
O Ano Santa será aberto oficialmente em 8 de dezembro próximo, solenidade da Imaculada Conceição, e se concluirá em 20 de novembro de 2016, festa de Cristo Rei. (RL)
(from Vatican Radio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário