sábado, 31 de janeiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

31/01/15 -  Sábado  III semana comum 

– Hebreus 11, 1-2.8-19 – “o poder da fé”

Enquanto aqui estamos a nossa alma anseia por uma pátria melhor, pela cidade que Deus preparou para vivermos a felicidade plena, porém a nossa caminhada aqui na terra já nos dá a certeza da pertença a este mundo celeste. Por isso a leitura atesta que o fundamento da fé é a esperança de possuirmos o que ainda estamos esperando e ver o que ainda não enxergamos! Os nossos antepassados da Bíblia nos deram um bom testemunho de fé. Enquanto aqui estavam eles esperaram, no entanto, morreram na fé e não viram a salvação, isto é, a realização da promessa de Deus. Mesmo assim, eles foram salvos porque Jesus Cristo veio para salvar os vivos e os mortos.  Abraão é a maior testemunha da fé. Pela fé, nós, como Abraão, saímos da nossa terra e buscamos uma terra prometida. Sair da nossa terra é sair da nossa vida velha e dar o passo em busca de uma nova maneira de viver.    Agora, neste momento, nós já podemos viver as primícias do reino de Deus, dentro de nós!  Que possamos nos guiar pelo exemplo de fé de Abraão que entregou o seu filho único para ser sacrificado, pois estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos. Não podemos desanimar diante das situações de morte, miséria e sofrimento que presenciamos hoje no mundo, mas manter a esperança como bandeira para dar testemunho de fé àqueles que ainda não têm consciência da verdade de Cristo. Somos, hoje, as testemunhas da fé, do século XXI! Na nossa vida também acontecem os milagres, todos os dias. Precisamos testemunhá-los no mundo.  – Você confia que Deus pode lhe dar uma vida nova?  – Você sabia que a sua vida está escondida em Cristo? – Você sabia que mesmo estando aqui na terra você já é cidadão (ã) do céu? – O que você acha da fé de Abraão? – O que lhe marcou nessa narrativa?

Salmo – Lucas 1 – “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!”

Este é o canto que Zacarias, pai de São João Batista, cheio do Espírito Santo entoou quando na sua velhice Deus lhe concedeu um filho! Ele se reporta ao juramento que Deus fez a Abraão e aos seus descendentes os quais esperaram a realização das promessas de Deus. A promessa do Pai se concretiza através de todas as gerações e no tempo devido. Por isso, nós também podemos já cantar glórias ao Senhor e proclamá-Lo bendito pelas graças que esperamos e que ainda tornar-se-á realidade na nossa vida.

Evangelho Marcos 4, 35-41 – “ Jesus está conosco na barca”

Esta é uma verdade que deveria nortear a nossa vida. Nós também como os discípulos de Jesus somos chamados por Ele para entrar na Sua barca e atravessar o mar da nossa vida. Ele nos atrai para a outra margem, isto é, para um lugar mais próximo Dele, longe do mundo e das suas concepções. Mas quando começa a soprar a ventania, quando começam a surgir as aflições, mesmo sabendo que Jesus está presente na barca nós, como os discípulos, temos medo. Jesus neste Evangelho nos questiona: “Ainda não tendes fé”?  Assim, nós podemos refletir se o nosso medo é um sentimento humano natural ou se é consequência da falta de Fé. Em alguns momentos nós também dizemos como os discípulos: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Às vezes na nossa vida nas horas de tempestade e tribulação temos a sensação de que Jesus não está nem aí para nós. Quantas crises nós também, como Igreja, povo de Deus, como família e como comunidade experimentamos pela nossa falta de fé?  Precisamos, porém ter consciência de que os momentos de dificuldade, de sofrimento, de sufoco são ocasiões propícias para que possamos exercitar a nossa fé. Precisamos confiar que ainda que a barca de Jesus balance ao sabor dos ventos contrários, nós, que confiamos no poder do Espírito Santo, não poderemos nos atemorizar. Jesus Cristo tem poder para ordenar ao vento que estremece o mar o da nossa existência: “Silêncio! Cala-te!” Eis que tudo fica calmo quando nós confiamos em Jesus: os nossos medos se tornam fumaça e nós conseguimos atravessar as tempestades, certos de que Jesus não está dormindo, ele apenas espera a manifestação da nossa fé!” – Como você tem atravessado as tempestades da sua vida?  - Você tem sido exercitado (a) na sua fé? -  O que lhe dá medo? – Você já apelou para Jesus ou tenta vencer a tempestade sozinho (a)?   Por que você tem medo? - Você tem consciência de que Jesus está presente na sua vida? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: