domingo, 12 de outubro de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

12/10/2014 – Domingo - Nossa Senhora Aparecida  

Por volta do ano de 1717, três pescadores do rio Paraíba do Sul, na região de  Guaratinguetá, estado de São Paulo, Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso  encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Eles já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio, quando um deles trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Depois disso a pesca se tornou copiosa e os três amigos levaram a Imagem para casa contando a todos o prodígio que haviam presenciado. Deram a ela, então, o nome de Aparecida.
A imagem representa Nossa Senhora da Conceição, de cor negra, diferente de todas as outras que existiam naquele período. O culto à Senhora não tardou a tomar corpo e consistência, ganhando o apoio da Igreja. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, ganhou, por volta do ano de 1745, sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida do Norte. ( Retirado do site O ARCANJO NO AR  http://www.oarcanjo.net)

Ester 5,1-2;7,2-3 – “ diante do vestíbulo do Rei com Maria”

Diante do Rei a rainha Esther prenuncia para nós o ministério de intercessão de Maria diante de Jesus. Assim como Ester pediu ao Rei pela vida do seu povo, Nossa Senhora também roga a Jesus pela vida de cada um de nós, seus filhos e filhas.  Da mesma forma  como o Rei olhou para Ester com agrado e acolheu o seu pedido Jesus também acolhe o pedido da sua Mãe, porque também nós somos o povo de Maria. Somos filhos e filhas concedidos a Ela pelo próprio Jesus, quando esta se encontrava de pé diante da Cruz. Portanto, podemos imaginar que Nossa Senhora continua de pé no vestíbulo do Palácio, diante do Rei e suplica a Ele que nos conceda a graça de uma vida nova, transformada pelo poder do Espírito Santo. Isso nos deixa com o coração cheio de esperança e de alegria. Saudemos, pois, a Maria, nossa Mãe e intercessora, hoje, cantando louvores a Jesus, pois Nossa Senhora não deseja ser exaltada, mas quer que tenhamos um coração agradecido ao Seu Filho Jesus.    – Leia os capítulos 5 e 7 do Livro de Ester e acolha a sua mensagem.

Salmo 44 – “Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o rei se encante com vossa beleza!”
Podemos orar com este salmo imaginando a figura de Nossa Senhora no céu diante do trono de Deus, “entre cantos de festa e com grande alegria”, nos situando também entre aqueles que formam o seu cortejo.


Apocalipse 12,1.5.13.15-16 – “a mulher vestida de sol prefigura Maria”

No seu simbolismo o Livro das Revelações, nos relata a realidade da luta espiritual que acontece constantemente entre o homem, criação de Deus e o demônio. A mulher perseguida pelo dragão     prefigura Maria, Mãe da Igreja, coroada com doze estrelas e vestida de sol.   Contudo, sabemos que o Filho Homem desta mulher, Jesus Cristo, veio para governar todas as nações com cetro de ferro, e está junto de Deus e do seu Trono, portanto vivo e vitorioso. Nesta perspectiva, nós também já podemos nos considerar vencedores na luta contra o pecado e a morte da alma. O filho Homem de Maria já conquistou para nós o troféu e o inimigo de Deus não poderá mais nos atingir. Se vivermos com esta certeza, nós poderemos enfrentar os desafios e as tentações com a segurança de que Jesus combate por nós. Teremos uma vida com muito mais qualidade.  – Você se considera um vencedor (a) em Cristo no combate contra o mal? – Quem está vencendo na sua vida: o bem ou o mal?
    


Evangelho – João 2, 1-11 – “o primeiro milagre”


Jesus realizou seu primeiro milagre em Caná da Galiléia, numa festa de casamento por intercessão de Sua Mãe. Maria é a Mãe perfeita que está atenta às necessidades dos seus filhos e tem a plenitude do Espírito Santo e sabedoria para ler nos acontecimentos a amplitude do sentido que Deus quis colocar neles. Por isso, em Caná, ela propõe ao filho a antecipação de sua hora e Jesus acolheu o seu pedido manifestando o Seu poder transformando a água em vinho. A certeza de que Maria está presente na “festa da nossa vida” é a razão pela qual temos esperança diante das nossas dificuldades. O amor de Jesus é o vinho que contém todos os elementos que estão faltando na nossa vida. Confiando na intercessão de Maria nós podemos ter a nossa vida transformada por esse amor infinito que providência tudo  de que estamos necessitando.   Há dias em que nos faltam,  alegria,   paz, saúde, harmonia interior, e tantas outras coisas que nos faz até pensar  que a “festa está chegando ao fim”. A intercessão de Nossa Senhora é poderosa, por isso, ela está atenta às nossas dificuldades, escuta o nosso silêncio e vê a nossa angústia.  Ela é a mãe na qual podemos confiar, pois, mesmo que não lhe peçamos nada, ela reivindica junto do Seu Filho, o vinho que poderá está faltando para nos fortalecer. Precisamos, porém, colocar as nossas talhas a disposição do Mestre e fazer tudo o que Ele nos disser. Nossa Senhora é apenas a intermediadora. Quem nos dá as ordens é Jesus e, se fizermos tudo quanto Ele nos disser com certeza, também a água que nós O oferecermos será transformada em vinho.      – Qual é hoje o vinho que está faltando para a sua festa ser alegre? - O que está faltando na sua vida? - Peça a Maria com confiança e ela intercederá diante do Seu Filho. A sua festa não irá terminar. - Você tem feito tudo o que Jesus lhe diz?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: