terça-feira, 1 de abril de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

01/04/2014 - 3ª. feira –IV semana da quaresma

 -  Ezequiel 47, 1-9.12 – “o rio do Espírito Santo”

Deus usa das coisas visíveis com o intuito de nos instruir em relação às coisas invisíveis, pois a Sua obra é espiritual. Deste modo, em todas as vezes que ouvirmos falar de cidades, de rios, de árvores, de plantas, de frutos, isto é, coisas da nossa vivência humana, nós podemos atribuí-las ao que possuímos no interior do nosso ser.Transportado por Deus no curso das visões divinas, à terra de Israel” (conforme Ez 40,2), Ezequiel continuou relatando o que o Senhor lhe mostrava. A visualização das águas que jorravam do lado direito do templo e se tornaram um rio que não podia ser atravessado, senão a nado, nos levam a meditar no Espírito Santo que brotou do lado direito de Jesus, na Cruz, na hora da Sua Morte, nas espécies de água e de sangue.  Podemos dizer que o rio de água viva é o rio do Espírito Santo que nos banha com suas bênçãos desde o momento em que Jesus O entregou ao Pai para que fosse derramado sobre a humanidade. Na medida em que caminhamos e mergulhamos neste rio, coisas novas vão acontecendo na nossa vida. Chega a um ponto em que já não podemos ficar somente imergindo, mas, teremos que nadar, isto é, sair de nós mesmos para abandonarmo-nos continuamente à Sua ação. O homem, repleto do Espírito, é como uma árvore plantada à margem das águas de um rio dará sempre bons frutos. Os frutos, podemos considerar como as nossas ações, reações e sentimentos que nos levam a ter uma vida transformada que leva saúde e paz por onde passamos.  As nossas atitudes concretas de amor são  frutos que jamais se acabarão e  servirão de alimento e as nossas folhas serão remédio para todos os que necessitarem. – Você já se sente envolvido (a) pelas águas do Espírito Santo que Jesus derramou na Cruz?   – Os seus frutos já servem de alimento e suas folhas, de remédio para alguém? – As suas ações são atitudes de quem está perto das águas ou plantada no deserto seco?                                                                                                                               

Salmo 45 – “Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó!”

Nós somos a morada do Altíssimo. Quem poderá nos abalar? O Senhor está no meio de nós, por isso pode a terra estremecer e os montes desabarem nos mares, conosco está o Senhor do universo. Ele é o nosso refúgio e vigor, portanto, contemplemos os Seus prodígios e a obra que Ele faz em cada um de nós.

Evangelho – João 5, 1-16 – “Jesus nos tira da acomodação”

O Evangelho de hoje nos leva a meditar sobre os diversos modos de acomodação que hoje nos fazem viver instalados na mesmice da nossa vida, das nossas enfermidades por conta dos traumas que há tanto tempo nos prendem na “cama”. A cama, significa o estado de inércia que nos paralisa em nós mesmos, nos acomoda e nos impede de sair em busca de tudo quanto Deus tem preparado para o nosso bem estar físico e espiritual.  Em outras palavras são as atitudes paralisantes, ou melhor, dizendo, as omissões e fugas dos desafios que nos levam a esperar pelos outros, mesmo que o imprescindível para nós esteja bem perto, ao nosso alcance.  O homem do Evangelho de hoje, esperava por ajuda há trinta e oito anos e continuava na mesma. Jesus veio sacudi-lo e questionar a sua inércia. Na maior parte do tempo nós também vivemos “deitados (as)” nos nossos problemas e dificuldades, acomodados (as) e imóveis, somente vendo as coisas “boas” acontecerem com as outras pessoas. A água está bem pertinho de nós, no entanto, não saímos de nós mesmos (as) nem mesmo para pedir a ajuda de alguém que nos possa levar até onde ela está e ficamos esperando que venham ao nosso encontro. Na nossa concepção humana e imperfeita há sempre “um culpado” pela nossa “desventura”! Jesus, hoje, também nos questiona: “Queres ficar curado?” Às vezes, nem sabemos o que queremos e também nos maldizemos: “Não tenho ninguém que me leve”! Esta desculpa faz parte do nosso rosário de lamentações quando ficamos esperando o socorro de alguém que nunca chega. Jesus se aproxima de nós como fez com o paralítico, e nos ordena: “Levanta-te, pega na tua cama e anda!” Pegar na cama é fazer a nossa parte, não ficar parado, somente esperando e pondo a culpa nos outros. Nós murmuramos, criticamos os outros e nos maldizemos e nem notamos a chegado do anjo que nos alerta e quer mexer na água que está dentro do nosso coração, por isso, continuamos na mesmice. Também, quase não percebemos a hora da graça quando Jesus se aproxima de nós e nos incentiva a dar o passo decisivo. É o próprio Jesus quem se achega a nós nos momentos de oração e adoração e nos leva até à piscina do Espírito Santo para nos lavar e purificar. Ao homem que ficou curado Jesus recomendou: “Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior” O pecado é o que nos paralisa e nos deixa presos a nós mesmos (as). Precisamos, pois, dar o passo para pedir e acolher o perdão de Deus com verdadeiro arrependimento e bons propósitos.    – Há quanto tempo você está parado (a) perto da piscina da graça do Espírito Santo? – Por quem você está esperando para aproximar-se do banquete que Jesus quer oferecer-lhe? – Por que você não se levanta pega a sua cama (sua vida) e segue a Jesus? – Você se sente como um  cego, um coxo ou um paralítico?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
  


Nenhum comentário: