quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"VOCÊS SÃO SINAL DA CARIDADE DE CRISTO PARA COM OS POBRES": ENCONTRO DO PAPA COM O CÍRCULO DE SÃO PEDRO


Imprimir
Cidade do vaticano (RV) - Continuar "sendo um sinal visível da caridade de Cristo" para com os necessitados. Foi a exortação do Papa Francisco aos cerca de 200 sócios do Círculo de São Pedro, recebidos nesta quinta-feira na Sala Clementina, no Vaticano.
O Pontífice agradeceu-lhes pela obra "de ajuda às atividades caritativas da Igreja em favor das pessoas mais necessitadas" e pelo tradicional óbolo, coletado nas igrejas de Roma para a solicitude do Papa em prol dos menos favorecidos da cidade.
"Uma fé vivida de modo sério suscita comportamentos de autêntica caridade". Com essas palavras, o Santo Padre quis recordar que no Ano da Fé – que se conclui em 24 de novembro – "a Igreja renovou a fé em Jesus Cristo e revigorou a alegria de trilhar em seus caminhos":
"Temos tantos testemunhos simples de pessoas que se tornam apóstolas da caridade na família, na escola, na paróquia, nos lugares de trabalho e de encontro social, pelas ruas, em todos os lugares... Levaram o Evangelho a sério! O verdadeiro discípulo do Senhor se empenha pessoalmente num ministério da caridade, que tem como dimensão as multiformes e inexoráveis pobrezas do homem."
Expressando seu reconhecimento ao Círculo de São Pedro pela obra "de ajuda às atividades caritativas da Igreja em favor das pessoas mais necessitadas", o Santo Padre ressaltou que os sócios de tal realidade, fundada em 1869, se sentem "enviados às irmãs e aos irmãos mais pobres, frágeis e marginalizados": "e o fazem enquanto batizados – disse – percebendo isso como uma tarefa de vocês fiéis leigos. E não como um ministério excepcional ou ocasional, mas fundamental, em que a Igreja se identifica, exortando-o cotidianamente", prosseguiu:
"Todos os dias se apresentam situações que nos interpelam. Todos os dias cada um de nós é chamado a ser consolador, a fazer-se instrumento humilde, mas generoso, da providência de Deus e da sua misericordiosa bondade, de seu amor que entende e participa da sua consolação que alivia e dá coragem. Todos os dias todos somos chamados a tornar-nos carícia de Deus para aqueles que talvez não se esquecem, não esqueceram das primeiras carícias; para aqueles que talvez jamais sentiram uma carícia em suas vidas. Vocês são para a Santa Sé, para Roma, carícias de Deus. Obrigado! Muito obrigado!"
Convidando todos a continuarem "sendo sinal visível da caridade de Cristo para com aqueles que se encontram necessitados tanto em sentido material quanto em sentido espiritual, bem como para com os peregrinos que chegam a Roma provenientes de todas as partes do mundo", o Santo Padre agradeceu ao Círculo também pelo Óbolo de São Pedro, coletado nas igrejas de Roma:
"É a típica participação de vocês na minha solicitude pelas pessoas mais necessitadas desta Cidade. Encorajo-os a prosseguirem nesta ação de vocês, recorrendo à escola da caridade divina, mediante a oração e a escuta da Palavra de Deus, para obter o amor a ser dado aos irmãos." (RL).

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: