quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PAPA FOI ESPIONADO PELOS EUA, REVELA REVISTA ITALIANA


 Porta-voz do Vaticano diz não se preocupar com suposto monitoramento
·         
EEspionagem aconteceu antes e durante o conclave que o elegeu Pontífice, segundo reportagem da revista ‘Panorama’
·         Conversas incluindo as da residência onde estava o então cardeal Jorge Mario Bergoglio foram hackeadas pela NSA
. 
ROMA - Entre os alvos da espionagem americana estava o Vaticano, de acordo com uma reportagem que a revista italiana “Panorama” publicará na quinta-feira. Conversas partindo da Cidade do Vaticano, incluindo da residência onde estava o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, foram monitoradas pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), antes e possivelmente durante o conclave que o escolheu como sucessor de Bento XVI.

Questionado sobre as novas revelações, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que não tem informações a respeito da espionagem e acrescentou não ter nenhuma preocupação sobre o assunto. Segundo a revista, que cita os documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, as ligações do Vaticano estavam entre as 46 milhões de conversas monitoradas na Itália de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013.
Ainda de acordo com a “Panorama”, o monitoramento poderia ter continuado durante o período do conclave, em 12 de março deste ano, e levanta a suspeita de que as conversas do então futuro Pontífice possam ter sido hackeadas. A publicação lembra que o nome de Bergoglio já havia surgido nos documentos filtrados pelo portal WikiLeaks, de Julian Assange.
As chamadas recebidas e discadas do Vaticano capturadas e monitoradas pela NSA foram classificadas em quatro categorias: intenções de liderança, ameaças ao sistema financeiro, objetivos de política externa e direitos humanos. Há suspeitas de que ligações sobre a eleição do novo presidente do banco do Vaticano, o alemão Ernst von Freyberg, também tenham sido vigiadas.
Novas revelações do programa de espionagem americano também mostram que a agência de Segurança Nacional invadiu secretamente os principais links de comunicação que conectam a rede interna do Yahoo e do Google ao redor do mundo, de acordo com documentos obtidos por Snowden e publicados nesta quarta-feira no jornal Washington Post”. Ao hackear esses links, as agências poderiam coletar à sua escolha dados de centenas de milhões de usuários, muitos deles de americanos - podendo manter arquivado muito do que foi acessado.




Fonte: O Globo

Nenhum comentário: