segunda-feira, 25 de junho de 2012

REFLEXÕES DAS LEITURAS DE HOJE

25/06/12 - 2ª. Feira – XII Semana do tempo comum

- 2 Reis 17, 5-8.13-15.18 – “percorrer os caminhos do Senhor ”

Os mandamentos e os preceitos do Senhor são caminhos seguros para termos uma vida frutuosa. Contudo, muitos de nós não atendemos ao apelo de Deus, desprezamos os ensinamentos da Bíblia e desconhecemos completamente as leis e os decretos divinos. Por isso, ao longo dos tempos Deus tem exortado o seu povo a percorrer os caminhos que Ele abriu para que marchem com segurança. Porém, nós, os Seus filhos que como o povo de Israel, fomos libertados do Egito, isto é da escravidão, teimamos em seguir os costumes da gente que desconhece o Senhor e, terminamos por cair no laço do caçador. Não damos ouvido às Suas recomendações e sofremos as consequências da nossa obstinação. Hoje também o Senhor apela para nós, dizendo: “Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos conforme todas as leis que vos prescrevi”. E, todas as vezes em que fazemos questão de sermos independentes de Deus e donos (as) das nossas vidas, nós nos afastamos da face do Senhor e perdemos a Sua graça, por isso, caímos na desgraça. A ausência da graça e da aprovação de Deus acarreta para nós uma vida de escravos e não de filhos e filhas amadas. Portanto, a palavra de Deus hoje, nos convida a deixarmos de lado o caminho tortuoso para seguir o caminho do Senhor e observar seus mandamentos. - Você tem escutado a voz do Senhor que lhe direciona para os Seus mandamentos? – Você tem pedido o auxílio do Senhor para cumpri-los? – Você se acha “dono (a) da sua vida ”? – Você tem adorado outros deuses?

Salmo 59 – “Vossa mão nos ajude, ouví-nos Senhor!

Aqueles que observam a lei de Deus, do Seu amor, sentem a sua ajuda com a Sua mão que os sustenta, e podem dizer com o salmista: “nada vale o socorro dos homens! Mas com Deus nós faremos proezas, e ele vai esmagar o opressor”! No entanto, como diz o salmista os que rejeitam a Deus são abalados e provados.

Evangelho – Mateus 7, 1-5 – “A começar em mim”!

Esta é uma regra de ouro. Seremos julgados com o mesmo julgamento com que julgarmos e seremos medidos com a mesma medida com que medirmos, assim Jesus nos adverte no Evangelho. Tudo o que queiramos dos outros precisamos também vivenciarmos. Geralmente nós nos acostumamos a cobrar das outras pessoas coisas que desejaríamos também realizar e não o conseguimos. Quando olhamos para o outro e logo “enxergamos” as suas falhas, nós, inconscientemente estamos descobrindo também as nossas limitações, por isso, o erro do outro chama tanto a nossa atenção e tem tanto peso para nós. A nossa maneira de julgar torna-se então um motivo para que sejamos também julgados (as). A começar em mim é para nós a receita para os nossos julgamentos. Na mesma medida em que medimos as ações dos outros também seremos medidos (as). Precisamos estar conscientes de que todos nós temos limitações e precisamos de ajustes. O outro como eu, tem os seus motivos, tem a sua história e precisa da minha compreensão. Todos nós temos a capacidade para grandes transformações, assim sendo, precisamos ajuizar somente a nós e às nossas atitudes com o intuito de melhorar nas nossas relações com os nossos irmãos – Você se acha auto-suficiente e incapaz de cometer “grandes pecados”? – O que você considera um grande pecador? – Você tem o costume de fazer julgamentos mesmo que sejam no seu interior? – Como você acha que será julgado (a), assim como você julga? – Faça hoje esta reflexão para o seu crescimento

Fernando Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um No Caminho

Nenhum comentário: