quinta-feira, 21 de junho de 2012

PROFESSOR MOURÃO LANÇA LIVRO

PROFESSOR MOURÃO LANÇA LIVRO


Aconteceu no último dia 20, na Livraria Cultura, no Shopping Varanda Cavalcante (localizada na Avenida Dom Luís, 1010 – Lojas 8, 9 e 10 - Meireles) em Fortaleza – CE, o lançamento do Livro PSIQUIATRIA – OUTROS OLHARES de autoria do Dr. Antônio Mourão Cavalcante. Informações: (85) 9131-8076 ou (85) 3242-6365 - Dr. Prof. Antônio Mourão.

Quem é Antonio Mourão Cavalcante?
O autor, conheço desde a nossa adolescência. Findamos colega 'de turma' na Medicina, quando. Iniciei meus estudos aqui em Fortaleza, antes do exílio. (Alemanha). O prof. Mourão fez doutorado em psiquiatria na Bélgica e doutorado em Antropologia em Lyon/França. Depois retornou à Fortaleza onde logo se tornou professor titular de Psiquiatria, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Em nosso Estado ele é muito conhecido como psiquiatra e como comentarista/articulista. No Brasil ele é muito respeitado por outros livros, inclusive um inusitado sobre o Ciúme Patológico. O prof. Mourão é, desde o início da sua rica carreira clínica e de pesquisador, um adepto de abordagens inovadoras da psiquiatria.

Ao início dedicou-se à abordagem da saúde mental da família, atendendo apelo antropológico e ao mesmo tempo o de saúde mental em si. Daí exsurge, que em Mourão, psiquiatria só se realiza, no contexto antropológico, pois mente só se desenvolve e se realiza no e do ambiente antropológico. Aqui, fala-se, com muita propriedade, quando se refere ao ganho de uma 'visão mais ampla do homem'. E, realmente, o prof. Mourão inovou com essa visão ampla do homem na psiquiatria, inclusive, sempre partindo do fato e do ato antropológico. Aqui morre a tal 'psiquiatria tradicional', para se preocupar com o homem no seu contexto sócio-cultural. Por último, o autor vem se dedicando ao novo método já adotado em toda Fortaleza e implantado por ele do chamado CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que é um sistema de atendimento ambulatorial de todos os pacientes psiquiátricos, inclusive do dependente químico. Eu recomendo o livro pois o leitor ganha uma nova visão da psiquiatria, quebrando paradigmas nesse setor. (Acelino Pontes, filósofo).

Nenhum comentário: