domingo, 3 de junho de 2012

IGREJA NOSSA SENHORA DA SAÚDE, NO MUCURIPE, RECEBE DOAÇÕES PARA TROCAR O TELHADO



Com 80 anos de existência, a Igreja Nossa Senhora da Saúde precisa ampliar o telhado. A igreja não possui entradas de ar, o que causa incômodo aos fiéis. A última reforma feita no local foi há 17 anos



A estrutura do telhado precisa ser ampliada para garantir melhor ventilação aos frequentadores
Estátua Busto de Moura Brasil é retirado do Passeio Público (0) CÂMARA Audiência só para rua que existe (0) Solidariedade Desafio Jovem enfrenta dificuldades e pede ajuda (0)
A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, recebe doações para reforma da Igreja Matriz. Após oito décadas de existência, a estrutura do telhado precisa ser ampliada para garantir melhor ventilação aos frequentadores. A igreja não possui entradas de ar, o que causa incômodo ao grande número de fiéis que frequentam o local. De acordo com o padre Alderi Leite de Araújo, o telhado precisa ser alteado e as telhas e o madeiramento precisam ser trocados. A intenção do pároco é iniciar a obra em setembro. A última reforma feita no local foi há 17 anos.

O empreendimento já conta com um grupo de arquitetos voluntários, conforme o padre. Segundo ele, o orçamento da reforma aponta que serão necessários 10 mil tijolos, 10 mil telhas, 100 sacas de cimento e R$ 45 mil em madeiramento. As formas de ajudar a paróquia a concretizar a obra são muitas. Vai desde a doação de material de construção e dinheiro à ação de voluntários atuando diretamente na obra. “A gente tem uma belíssima igreja. É um marco referencial do Mucuripe. Vale a pena preservar a história e manter um símbolo da nossa fé”, afirma o padre.
Para Alderi, o apelo para a reforma do espaço é mais um reflexo da histórica participação da comunidade na construção e manutenção da igreja. Segundo o padre, a construção da atual matriz ocorreu por iniciativa da comunidade de pescadores do Mucuripe. “A igreja foi feita pela comunidade em mutirão. As mulheres traziam muitas carradas de areia”, conta. Durante cerca de 50 anos, quem esteve à frente da comunidade foi o padre José Nilson Oliveira de Lima, falecido há dois anos.
Esquecimento
Conforme conta o padre Alderi, antes da chegada do antigo pároco, a comunidade do Mucuripe era esquecida e nenhum religioso ficava mais de dois anos no comando da paróquia. Em maio de 1950, padre Zé Nilson foi enviado ao Mucuripe por Dom Antônio de Almeida Lustosa, com a previsão de ficar somente dois anos, como seus antecessores. No entanto, o religioso acabou ficando por 50 anos na defesa da comunidade. “Ele estava sempre junto aos pescadores.
Pescava com eles e escutava suas histórias”, revela o padre Alderi.

Um símbolo da interação entre pároco e comunidade é uma das histórias sempre contadas por José Nilson. De acordo com padre Alderi, certa vez, José Nilton recebeu um presente inusitado de uma das paroquianas: um tijolo. Conforme a história, o padre estaria preocupado em ampliar a igreja, mas não sabia como. Então, ao entregar o presente, a senhora teria dito que aquele seria o primeiro tijolo para a reforma. “Aquilo foi um estímulo para a vida dele”,revela Alderi.

O quê



ENTENDA A NOTÍCIA



A Igreja Nossa Senhora da Saúde foi fundada pela própria comunidade de pescadores do Mucuripe. O padre José Nilson marcou a história do bairro por causa da relação próxima com a comunidade e da luta pelas melhorias do local. Serviço

Reforma da Igreja de Nossa Senhora da SaúdeO quê: doações em dinheiro, material de construção ou mão de obra.Onde: Igreja de Nossa Senhora da Saúde (avenida da Abolição, nº 3.929, Mucuripe).Como: indo ao local ou por meio de depósito bancário (Banco do Brasil, Agência 0675-0, Conta 302136-X).Mais informações: 3263 1538


Fonte: O POVO

Repórter: Aline Moura

Foto: Mauri Melo

Nenhum comentário: