quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

23/12 – 5ª. Feira – IV semana do advento

Reflexão Pessoal – Malaquias 3,1-4.23-24 - “ Deus vem para salvar seu povo”

O homem, em todos os tempos, sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para, libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria em que a teia do pecado o colocou. É próprio do ser humano o desejo de libertação! A liturgia de hoje continua nos acenando com as profecias sobre a vinda do Salvador. O tempo do Advento é propício para que mais uma vez nós nos apossemos das promessas de Deus para matar a nossa fome de felicidade. Nesta leitura o Senhor nos acena com a chegada do seu anjo que vem preparar em nós o caminho para que Deus tome posse do nosso coração. Muitos profetas vieram para anunciar a chegada do Redentor, inclusive Elias e João Batista. Jesus Cristo já veio para reatar a nossa amizade com o Pai. Ele vem para cada homem de boa vontade! Ele vem para purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Vem, para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertos da escravidão do mal. Vem, para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Todas as promessas que Deus faz nesta profecia, acontecem no dia a dia das pessoas que realmente têm o coração preparado para acolher a Salvação de Jesus. Para nós hoje, como também naquele tempo, é motivo de expectativa, de alegria, de encorajamento. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado lhe impõe, o homem poderá ofertar ao Senhor os frutos da sua vida, da sua luta e das suas conquistas. Deus faz a grandiosa obra de reconciliação e torna o homem puro, capaz de Lhe fazer oferendas justas. – Em que você pode estar resistindo à chegada do Messias, do libertador do seu coração?– Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? – O que em você precisa ser ainda purificado (a)?

Salmo 24 – “Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima!”

Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.

Evangelho – Lc 1, 57-66 – “João é o seu nome”

No dia em que João Batista nasceu todos estavam alegres, pois percebiam naquele evento um sinal da grande misericórdia do Senhor para com os seus pais já em idade avançada. Havia uma unidade perfeita entre Isabel e Zacarias e, por isso, o nome da criança foi suscitado no coração dos dois. Zacarias, finalmente, já podendo falar, abriu os lábios para louvar ao Senhor pelo grande feito. Todos se admiravam com isto e indagavam entre si: “O que virá a ser este menino?” O que eles nem imaginavam é que as profecias se realizariam por meio daquela criança: ele viera preparar o caminho do Salvador. Plano de Deus! Para cada criança que vem ao mundo Deus tem também um plano a se efetivar. O nascimento de uma criança é motivo de alegria e de esperança. Também no dia em que nós nascemos, com certeza, todos os nossos familiares ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente Deus Pai tinha conhecimento de qual seria a nossa incumbência aqui na terra. Mesmo que os nossos pais tenham desejado para nós algo de muito especial, não se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade. Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição. Você já pensou nisso? – Você já descobriu qual a missão específica que você tem no plano de Deus? – Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele e como você poderá desempenhá-la.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Deixe um comentário

Nenhum comentário: