sábado, 18 de dezembro de 2010

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PAZ ENVIA SEU PÁROCO PARA UMA VISITA DE SOLIDARIEDADE AO HAITI

No último dia 13, a Paróquia Nossa Senhora da Paz enviou ao Haiti, em missão de solidariedade, o seu pároco Pe. Virgínio Asencio Serpa. O objetivo desta viagem missionária foi a de levar a solidariedade, a amizade e o amor de irmãos entre a Igreja Nossa Senhora da Paz e comunidades do Haiti.Este já é o segundo ano que a Paróquia da Paz envia ao Haiti em solidariedade com o povo haitiano doações dos paroquianos. Em fevereiro passado esteve lá o padre Wilson.
Agora em dezembro, padre Virgínio ao ser perguntado pelos paroquianos como seria o dia do seu aniversário, ele respondeu: passarei no Haiti, juntamente com os meus irmãos e irmãs que ainda vivem uma situação de calamidade naquele país. E sobre nossas lembranças para o senhor? Ele respondeu: “Doem ao povo cristão do Haiti algo que possa ajudá-lo em suas celebrações, na vida da comunidade local”. Pois assim fizeram os paroquianos, doando paramentos religiosos e dinheiro para ser enviados ao povo haitiano.
Padre Virginio comenta que a idéia de solidarizar-se com os haitianos nasceu quando ele se lembrou do seu tempo de adolescência quando viveu uma experiência de maremoto e terremoto, no Chile – em um lugar bem pobre, na periferia, e nessa época teve a oportunidade de conhecer e trabalhar com um grupo de jovens que fizeram um trabalho de mutirão que vieram de fora do Chile. Eles montaram uma policlínica e eu me propus a ajudar – e essa policlínica até hoje ainda existe. Eu sempre ajudei com as carroças e os bois, comenta Padre Virgínio. Ele diz ainda que quando aconteceu o terremoto do Haiti ficou totalmente sensibilizado com aquela situação. “Nós vimos pela televisão e internet o bispo local do Haiti perguntando ao povo onde encontrariam arroz para dar de comer a tanta gente. Então nós começamos a trabalhar a questão da partilha, “dos cinco pães e dois peixes”. “E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? Responderam eles: Sete. Ordenou ao povo que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, partiu-os, após ter dado graças, e os deu a seus discípulos, para que estes os distribuíssem, repartindo entre o povo. Tinham também alguns peixinhos; e, abençoando-os, mandou que estes igualmente fossem distribuídos. Comeram e se fartaram; e dos pedaços restantes recolheram sete cestos. Eram cerca de quatro mil homens. Então, Jesus os despediu” Marcos 8, 5-9.
Na última viagem foi enviado para o Haiti um pouco mais de 12 mil dólares. Nesta viagem com padre Virginio foram paramentos religiosos como cálices e estolas, tudo doado pela paróquia da Paz. Padre Virgínio viajou no dia 13 com retorno para o dia 22.
O Haiti foi atingido por um grande terremoto que destruiu quase toda a capital do país e matou mais de cem mil pessoas. Esse terremoto chamou a atenção do mundo para esse país, que vive na mais absoluta miséria. É o país mais pobre de todas as Américas.A possibilidade da população do Haiti vencer a ciclo da pobreza é muito pequena, pois 50% da população são analfabetos e as divergências políticas não deixa o país seguir em frente. Entendo que somente com investimento externo é possível fazer com que a economia do país melhore. Mas como atrair investimento externo se não há mão-de-obra qualificada e não há mercado interno para os produtos?

Religião no Haiti

O catolicismo romano é a religião de estado, professada pela maioria da população. Houve várias conversões ao protestantismo, sendo agora essa a segunda mais popular religião do país. Muitos haitianos também praticam tradições vodu, sem ver nelas nenhum conflito com a sua fé cristã. A padroeira do Haiti, na Igreja Católica, é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Distribuição do povo por religião: Católicos - 64%; Protestantes - 23,6%; Vodou haitiano - 5%; Sem filiação - 5%; Outras - 2,4%.GeografiaO terreno do Haiti consiste principalmente de montanhas escarpadas com pequenas planícies costeiras e vales fluviais. O leste e a zona central são um grande planalto elevado.A maior cidade é a capital, Porto Príncipe, com 2 milhões de habitantes, seguindo-se-lhe Cap-Haïtien com 600 000. O Haiti encontra-se na placa caribenha, que possui, relativamente, um pequeno tamanho quando comparada às placas sul-americana e norte-americana. Estas "comprimem" a placa caribenha e faz com que a região do Haiti se torne instável e propensa a terremotos. A incidência de falhas é o fator agravante, uma vez que um simples movimento para cima ou para baixo faz com que os tremores sísmicos gerem uma grande catástrofe.Contatos Paróquia da Paz:* Rua Visconde de Mauá, 905-Aldeota - CEP:60125-160 - Fortaleza - Ceará. Fone: (85) 3224-2398. Fax: (85) 3268-3446.

Nenhum comentário: