O religioso, que nasceu na Europa e resolveu dedicar sua vida à comunidade carente do Pirambu, morreu ontem
O bairro Nossa Senhora das Graças perdeu, na madrugada do primeiro dia de 2010, um dos seus mais ilustres beneméritos, o padre Gaetän Minnete de Tillesse, padre Caetano, como era mais conhecido. O religioso faleceu em consequência de problemas decorrentes de uma pneumonia severa.
Seu corpo será sepultado hoje, às 10 horas, no Parque da Saudade, em Caucaia. Antes, às 7 horas, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, realizará missa de corpo presente na Igreja Cristo Redentor (Avenida Nossa Senhora das Graças, 1430, Pirambu), onde o corpo está sendo velado desde ontem.
O padre, que sofria também do Mal de Parkinson e estava internado há 15 dias na Gastroclínica, chegou a Fortaleza em 1968 e preferiu optar pelo bairro que à época se chamava Pirambu do que permanecer na Aldeota, conforme havia sido proposto a ele.
"Quando cheguei ao antigo Pirambu fiquei empolgado. Era o que eu procurava: um trabalho comunitário com o povo. Aquilo que eu vivia no mosteiro, queria vivenciar no meio do povo mais simples, mais humilde, entre pescadores da praia", revelou o Padre Caetano em uma de suas últimas entrevistas.
Mestre em Bíblia
Nascido na Bélgica, padre Caetano entrou para o Mosteiro Cisterciense em Orval no dia 11 de fevereiro de 1946, onde passou 22 anos e se interessou pela Bíblia. Foi para Roma estudar teologia na Universidade Gregoriana e fazer mestrado em Bíblia pelo Pontifício Instituto Bíblico. Após 11 anos lecionando a disciplina, resolveu criar uma fundação religiosa. E escolheu a América Latina, já que achava a Europa privilegiada neste sentido.
Resolveu vir para o Brasil, mais precisamente, para Fortaleza, onde existiam muitas comunidades carentes. padre Caetano ajudou a mudar o perfil do Pirambu, conhecido à época como um bairro extremamente pobre e também violento.
No início, com a ajuda da comunidade, realizava celebrações itinerantes. Depois, ajudou a edificar a Igreja Cristo Redentor e a construir diversas escolas pelo bairro. Em 1981, fundou a Congregação Nova Jerusalém, responsável pela ordenação de 13 religiosos. "Hoje chegou um anjo no céu", resumiu emocionada a dona de casa Maria Aldenora dos Santos Teixeira, de 52 anos. "Ele era um homem santo, que está ao lado de Deus. Como exorcista, apostava que a prevenção era a melhor maneira de combater o mal", concluiu sem conseguir conter as lágrimas.
O estudante Walison Moraes resumiu: "Ele deu o seu sangue pela nossa comunidade".
Enquete
Lembrança
"Ele soube catequisar e cativar todos os moradores do Pirambu. Preferiu ficar ao lado dos mais necessitados"
Antônio Silva
76 ANOS
Militar reformado
"Quando chegou aqui, a situação do bairro era de tristeza e de muita dificuldade. Hoje, muita coisa mudou graças a ele"
Rosendo Ângelo de Maria
62 ANOS
Pintor
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário