Sob coordenação do vigário geral do Ordinariado Militar e pároco da paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, em Brasília, padre Julio Cesar Mônaco, a Comissão de Segurança do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece na Capital Federal, de 13 a 16 de maio, apresenta o esquema de segurança e anuncia que todas as solicitações dos órgãos competentes estão sendo realizadas.
O trabalho inicial foi descrever todos os acontecimentos que serão realizados entre os dias 13 e 16, logo após o detalhamento de todas as atividades do CEN para apresentar as necessidades de apoio. “Em cada local – Esplanada dos Ministérios, Complexo Cultural da República, Centro de Convenções, Ginásio Nilson Nelson e a paróquia Nossa Senhora do Lago – Lago Sul, pedimos que a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal e o Departamento de Trânsito (Detran) estejam presentes com o número efetivo próprio”, explica padre Julio Cesar Mônaco.
Outra preocupação é a segurança civil. A Polícia Militar ficará responsável pela segurança ostensiva. O Corpo de Bombeiros também estarão previstos. O coordenador da Comissão de Segurança comenta que este tipo de auxílio é necessário em qualquer evento de grande porte e que a pedido da Secretaria de Segurança, será determinado o número desses profissionais para atender às emergências.
Quanto à segurança do Legado Pontifício, há duas estratégias sendo elaboradas. O chanceler do Ordinariado Militar, José Carlos de Medeiros, explica como será feita. “Temos duas opções que ainda não foram definidas. A primeira com desembarque em São Paulo ou no Rio de Janeiro; a Infraero assume a recepção e logo após a força aérea conduz para a base militar para a chegada em Brasília. E a segunda opção é o vôo direto para Brasília, assim a segurança seria de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública com toda a estrutura de transporte, batedores e a própria segurança até a Nunciatura, que está responsável pela recepção e hospedagem”. Todos os deslocamentos do legado pontifício em Brasília serão acompanhados da respectiva segurança.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário