quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

COMISSÃO BRASILEIRA DE JUSTIÇA E PAZ PROMOVE SEMANA DE JUSTIÇA E PAZ NO PARÁ

A Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do Regional Norte 2 (Amapá e Pará), realiza de 5 a 10 de dezembro, a Semana de Justiça e Paz, em Belém.
A programação começa com o seminário “Abusos e explorações sexuais e práticas de pedofilia”, no auditório da CNBB Norte 2.
O bispo da prelazia do Marajó (PA) e acompanhante da Comissão de Justiça e Paz, dom José Luiz Azcona, explica que o principal objetivo da semana é facilitar a troca de experiências, métodos de trabalho e resultados entre as várias esferas da sociedade civil e poder público na atuação em defesa da justiça e da paz. “Vamos envolver por meio de informações e trabalhos todos os participantes dentro de um compromisso de luta pela paz para que a semana não seja apenas de estudos teóricos, mas de comprometimento porque a situação da nossa sociedade de falta de justiça e paz é ainda muito grave”, afirma dom Azcona.
No primeiro dia da Semana de Justiça e Paz o foco será a atuação em combate a pedofilia. Depois de denúncias feitas por dom José Azcona da prática de pedofilia no Pará, principalmente na região do Marajó onde atua, uma Comissão Parlamentar de Inquérito foi instalada no Estado para apurar as ações criminosas.
O bispo de Marajó avalia positivamente os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). De acordo com dados da Comissão, em nove meses de trabalho o número de pessoas presas no estado por esse tipo de crime já supera o número de prisões feitas nos últimos três anos pelos mesmos casos, que já são cerca de 100 mil em todo o Pará no período de cinco anos. O relatório final dos trabalhos da CPI será divulgado no próximo mês de janeiro.
A Semana Justiça e Paz prevê ainda a entrega voluntária de armas, no dia 9, na sede da Polícia Federal; acompanhamento no dia 10, do novo julgamento de Rayfran das Neves, réu confesso de ter assassinado a missionária Dorothy Stang. Também no dia 10 está prevista a entrega na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Pará, do Prêmio José Carlos Castro de Direitos Humanos, ao Frei Henry e Antônia Melo.
A programação da Semana encerra-se no dia 11 com uma caminhada em protesto contra a contra a construção da usina de Belo Monte. A com concentração será no portão três da Universidade Federal do Pará.
cnbb

Nenhum comentário: