domingo, 1 de novembro de 2009

VASOS DE FLORES PODEM SE TORNAR FOCOS PARA MOSQUITO DA DENGUE

A Campanha lançada pelo Ministério da Saúde quer manter em queda os números da doença no país. Uma atenção especial será dada na próxima segunda-feira, 2, Dia de Finados, quando muitos vasos de flores nos cemitérios podem se tornar focos para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, o auxílio da população continua valendo.Assista à reportagem
No verão o calor e água da chuva favorecem o acúmulo de água em pneus abandonados, em garrafas e nos vasos de flores. O excesso de água parada favorece a reprodução do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Em 2008, 70% dos casos de dengue foram registrados no verão.
O mosquito pode se proliferar em qualquer lugar, basta um pouco de água parada. Por isso, é preciso redobrar a atenção. Porém, mesmo com todas as campanhas para evitar água parada, alguns locais ainda passam despercebidos.É o exemplo dos cemitérios. Quem visita o local não imagina que um simples vasinho de flor pode ser o lugar ideal para a proliferação do mosquito. As flores que ficam dentro do plástico e os pratinhos acumulam água e podem representar uma ameaça. E para entrar na guerra contra o mosquito, até o exército foi convocado, no interior de São Paulo.Com a proximidade do Dia de Finados, o movimento nos cemitérios é maior e ação se concentra em orientar os visitantes.Quem for levar flores ao cemitérios, a segunda a orientação é retirar as flores dos plásticos, colocar areia dentro dos vasos e dos pratinhos e, de preferência, utilizar flores de plásticos. A aposentada Auta Ferreira é um exemplo: além de enfeitar os túmulos da família, ela se preocupa em não dar chance ao mosquito da dengue.

Natália Jael/Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: