Os coordenadores regionais da Pastoral da Comunicação (Pascom) ratificaram o Projeto Nacional da pastoral que prevê ações em relação à espiritualidade do comunicador cristão, à formação dos agentes de pastoral e à articulação da Pascom nos Regionais da CNBB e nas dioceses. A decisão foi tomada na quarta-feira, 11, último dia do encontro dos coordenadores e bispos responsáveis pela Pascom nos Regionais da CNBB, ocorrido desde o dia 8 em Niterói (RJ).
O Projeto foi elaborado no ano passado pelo grupo e, com pequenas alterações, foi ratificado pelos coordenadores. “No próximo ano, podemos avaliar a caminhada dos Regionais tendo como referência este projeto”, disse a coordenadora do Regional Leste 1 da CNBB (Rio de Janeiro), Andréia Gripp.
O grupo já começou a preparar o segundo Encontro Nacional dos Agentes da Pascom, que ocorrerá de 8 a 10 de julho do próximo ano em Aparecida. Foram sugeridos temas e metodologia para o encontro que pretende reunir 250 agentes de todo o Brasil. “O encontro é uma oportunidade de formação que foi pedido pelos próprios agentes”, explica a assessora do Setor de Comunicação Social da CNBB, Irmã Élide Fogolari.
Outro tema bastante discutido pelos animadores da Pascom foi a comemoração do Dia Mundial das Comunicações (DMC), que em 2010 será no dia 16 de maio. Uma cartilha contendo a mensagem do papa e um artigo sobre o tema será enviada a todas as dioceses, que também receberão cartazes para divulgação. No próximo ano o tema do DMC é voltado para os padres e a pastoral no mundo digita. O tema escolhido por Bento XVI é: ““O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”. No dia 24 de janeiro deverá ser divulgada a mensagem do papa acerca do tema.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário