segunda-feira, 16 de novembro de 2009

BENTO XVI ABRE REUNIÃO DE CÚPULA MUNDIAL SOBRE A SEGURANÇA ALIMENTAR

De hoje até o próximo dia 18, acontece em Roma a Reunião de Cúpula mundial sobre segurança alimentar. O evento é organizado pela FAO, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. O papa Bento XVI faz a abertura nesta manhã.
“Os bens da criação são limitados por natureza: são precisas, portanto, atitudes responsáveis e capazes de favorecer a segurança procurada, pensando igualmente na das gerações vindouras. Por conseguinte, é necessária uma profunda solidariedade e uma fraternidade clarividente”, disse a mensagem do papa dirigida ao diretor-geral da FAO, Jacques Diouf, por ocasião do Dia Mundial da Alimentação de 2009. “O drama da fome e só poderá ser vencido eliminando as causas estruturais que a provocam e promovendo o desenvolvimento agrícola dos países mais pobres”, completou o texto.
A Reunião de Cúpula conta ainda com a participação da Cáritas Internacional e da Associação de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Econômico (CIDSE), que agrupa diversas organizações católicas. As duas instituições, que apostam no potencial dos pequenos agricultores, temem que a comunidade internacional promova técnicas de alta tecnologia, muitas das quais são insustentáveis do ponto de vista social e ambiental.
Para chamar a atenção para o drama da carência alimentar que existe em diversos países do mundo e que atinge hoje quase 1 bilhão de pessoas, segundo estimativas da ONU para o ano de 2008, Jacques Diouf fez uma greve de fome de 24 horas, antes do início do encontro. A abstinência de alimentos e bebidas de Jacques Diouf começou às 20h de sexta-feira, no salão de entrada da sede da FAO, em Roma, onde passou a noite. Com este gesto, o diretor-geral espera que a pressão da opinião pública contribua para assegurar a resolução do problema.
Diouf referiu que “a silenciosa crise da fome coloca em sério risco a paz e segurança mundiais”. Por isso, “precisamos urgentemente chegar a um consenso amplo sobre a rápida e total erradicação da fome no mundo”.
A organização das Nações Unidas estima que, em 2009, mais de um bilhão de pessoas passem fome, um aumento de cem milhões em relação ao ano passado.

Com informações da Rádio Vaticano

Nenhum comentário: