sábado, 31 de outubro de 2009

INSTITUTO NACIONAL DE PASTORAL REALIZA SEMINÁRIO SOBRE PASTORAL URBANA

O Instituto Nacional de Pastoral (INP) realizará, entre os dias 4 a 6 de novembro, ainda no contexto de “recepção das conclusões da V Conferência de Aparecida”, com o apoio do subsecretariado Geral e de Pastoral da CNBB, na sede da Conferência, o Seminário sobre Pastoral Urbana, conforme previsto pelo “Projeto Nacional de Evangelização: Brasil na Missão Continental”.
Será um momento especial de estudo para os assessores das Comissões Episcopais e setores da CNBB, para os secretários executivos dos regionais da Conferência dos Bispos e para os membros do INP.
O Seminário deverá ser voltado preferencialmente para os assessores e secretários dos Regionais da CNBB e debaterá os desafios enfrentados pela ação pastoral nas cidades. Serão conferências, troca de experiências e trabalhos em grupos. “O espírito do encontro é construir pensamento e desconstruir velhas categorias”, disse o secretário executivo do INP, padre Antônio Silva da Paixão. “As mesas se comporão por teólogos e especialistas em outras áreas, para que, com o plenário, se alcance a complementaridade”, acrescentou.
Com este evento, o INP pretende construir as bases para um grande congresso em 2010 sobre “Fenômenos Religiosos e os novos Cenários Religiosos”.
De acordo com o padre Antônio, são três grandes objetivos a alcançar: “promover efetiva integração entre esses grupos da CNBB, em vista da pastoral de conjunto; aprofundar o tema pastoral urbana, delimitado às ‘categorias de compreensão da cidade”: território/desterritorialidade, subjetividade/autonomia, mediatização/midiatização e novas formas de sociabilidade/exclusão, para construir as bases para um grande seminário, em 2010, sobre o fenômeno religioso e os novos cenários religiosos’” (Doc. CNBB 88.IX, d).
Além dos peritos do INP, haverá também a presença dos conferencistas professora doutora Maria Adélia Souza; da irmã doutora Joana Puntel; professores doutor Giuseppe Cocco e doutor Degislando Nóbrega de Lima; e padres doutor Joel Portella; doutor Gildásio Mendes; doutor Dalton Barros e doutor Edênio Valle.
CNBB

Nenhum comentário: