quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CATÓLICOS SÃO PARTE INTEGRANTE DA VIDA DO IRÃ, AFIRMA PAPA

Os católicos estão presentes no Irã desde os primeiros séculos do cristianismo e fazem parte integrante da vida e da cultura desta nação. Foi o que disse o Papa Bento XVI no discurso ao novo embaixador junto à Santa Sé da República Islâmica do Irã, Ali Akbar Naseri, recebido para a apresentação de suas credenciais, na manhã desta quinta feira, 29, no Vaticano. De acordo com o Santo Padre, a Santa Sé confia que as autoridades iranianas saibam garantir aos cristãos a liberdade de professar sua fé e à comunidade católica as condições para a sua existência, pois os cristãos no país são realmente cidadãos iranianos. Bento XVI reiterou que o Irã possui uma importante tradição espiritual e sobre esta base é possível construir uma crescente abertura e colaboração com a comunidade internacional. "Devemos apoiar uma nova fase na cooperação internacional fundada no respeito dos princípios humanitários e na ajuda àqueles que sofrem", disse o Papa.
No seu discurso, o Santo Padre destacou ainda que a Santa Sé deseja defender e promover a dignidade do homem. Deseja também estar ao serviço do bem da família humana, com um interesse particular pelos aspectos éticos, morais e humanitários das relações entre os povos.
O Irã, recordou depois o Papa, é uma grande nação que possui eminentes tradições espirituais e o seu povo tem uma sensibilidade religiosa profunda. Este fato pode ser um motivo de esperança para uma abertura crescente e uma colaboração confiante com a comunidade internacional. "Hoje, todos devemos esperar e sustentar uma nova fase de cooperação internacional, mais solidamente fundada nos princípios humanitários e na ajuda efetiva a todos aqueles que sofrem, e menos dependente do cálculos frios de trocas e de benefícios técnicos e econômicos", salientou Bento XVI.
Ao falar a liberdade religiosa e de consciência, Bento XVI afirmou que elas são a fonte de todas as outras liberdades. Além disso, destacou que a promoção da vida, da justiça e da solidariedade devem ser também objeto de uma colaboração real.
O Papa declarou sua esperança em melhorias para a situação da comunidade cristã no contexto da sociedade civil e confirmou o empenho da Santa Sé ao lado das igrejas locais, de maneira a ajudar a comunidade católica iraniana a manter vivos os sinais da presença cristã em espírito de harmonia com todos.
Por fim, o Pontífice ressaltou que a instituição de relações pacíficas entre os fiéis de varias religiões é uma necessidade urgente do nosso tempo, com o fim de construir um mundo mais humano e mais conforme ao projeto de Deus sobre a criação.

Da Redação da Canção Notícias, com agências

Nenhum comentário: