sábado, 24 de outubro de 2009

ARQUIDIOCESE DE BELÉM CELEBRA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

A juventude de Belém debate neste sábado questões ligadas à violência juvenil. A programação inclui seminário para debater sobre a violência e o extermínio contra a juventude, na sede da Fundação Curro Velho. As atividades marcam a celebração do Dia Nacional da Juventude (DNJ) que a Pastoral da Juventude de todo o Brasil realiza anualmente sempre no último final de semana de outubro.
No dia 31, será realizada uma marcha contra a violência seguida de show cultural. A concentração acontece em frente ao Ginásio Dom Vicente Zico, na Cidade Nova 8, e segue para o encerramento com show cultural na Praça da Bíblia, na Cidade Nova 2.
Esse ano, o DNJ tem como tema: “Contra o extermínio da juventude. Na luta pela vida” e como lema “Juventude em marcha contra a violência”.
De acordo com o coordenador da Pastoral da Juventude (PJ), no Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) a violência é um problema que atinge a juventude de todas as classes sociais, mas as maiores vítimas são os jovens empobrecidos e negros. “Nas periferias, todos os dias jovens são chacinados principalmente por policiais ou por chefes de tráfico. Os afro-descendentes e pobres são os que mais sofrem”, disse.
A Pastoral da Juventude lembra dados do IBGE que revelam que no Brasil, 70% dos presos não terminaram o ensino fundamental, e 10% são analfabetos.
O evento é organizado pela PJ da arquidiocese de Belém em parceria com o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC,) Jesuítas, Juventude Cabocla Socialista do Pará (JCSP), Pastoral da Juventude Marista (PJM), Fórum de Juventude Negra (FOJUNE), UNICEF – Rede Vitória Régia, Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Prefeitura Municipal de Ananindeua, SEJUDH e SECULT – Fundação Curro Velho.
CNBB

Nenhum comentário: