sábado, 24 de outubro de 2009

23ª SEMANA NACIONAL DE LITURGIA DISCUTIU "ECOLOGIA E LITURGIA"



Terminou nesta sexta-feira, 23, em São Paulo (SP), a 23ª Semana Nacional de Liturgia, promovida pelo Centro Universitário Salesiano do estado de São Paulo (Unisal). O evento ocorreu no Centro de Pastoral Santa Fé.


“Ecologia e Liturgia” foi o tema da Semana, que contou com a participação de 237 agentes de pastoral litúrgica de todas as regiões do Brasil. O Encontro foi assessorado pelo teólogo, frei Luiz Carlos Susin, André Luiz Malvezzi e Ione Buyst.
O assessor da Comissão de Liturgia da CNBB, padre Gustavo Haas, participou da Semana. Segundo ele, o objetivo inicial do encontro foi educar para a sensibilidade, consciência e compromisso ecológico e sua ligação íntima com a liturgia. “Na avaliação do encontro foi unânime a importância desta Semana para a criação e ampliação de nossa consciência sobre a responsabilidade que temos para com a ecologia, a partir da vivência plena da liturgia”, afirmou.
O bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO), dom Adair Guimarães, presidiu a missa de conclusão da Semana e lembrou em sua homilia que a liturgia tem potencial ecológico e que é preciso se aproveitar disso. "O mundo e tudo o que tem nele é de Deus. Nós e todas as tradições religiosas tem a colaborar com a relação da sacralidade que está por trás da criação. A liturgia tem um potencial ecológico. Temos que explorar garimpar a liturgia e descobrir todo o potencial ecológico que ela tem”, sublinhou. Concluindo, o bispo afirmou que irá fazer a experiência e explorar o potencial da liturgia no âmbito ecológico. “Eu mesmo vou começar a experimentar a liturgia na sua potencialidade ecológica, participar espiritualmente na liturgia e deixar-me converter pelo Espírito. É uma conversão ecológica de nós mesmos na liturgia. Uma segunda coisa a ser garimpada é na ciência litúrgica, nos estudos e começar a publicar em todos os níveis de formação e incluir esta perspectiva ecológica”.
CNBB

Nenhum comentário: